
Foto/Divulgação: Helio Melo
Programação terá feira de artesanato, oficina de pinturas, exposições, roda de conversas, contação de histórias apresentações musicais e exibição de filme
Neste mês dedicado aos povos indígenas, o Sesc Niterói vai realizar diversas atividades gratuitas que abordam saberes e práticas tradicionais com foco em educação ambiental e sustentabilidade. A programação do “Abril Indígena” acontecerá no próximo dia 24 de abril, das 9h às 16h, com feira de artesanato, oficina de pinturas, exposições, roda de conversas, contação de histórias, apresentações musicais e exibição de filme.
O público poderá visitar uma feira de artesanato indígena, conhecer uma mostra de bonecas de pano indígenas Anaty e participar de uma oficina de pintura corporal com grafismos indígenas e tintas naturais. Também poderão aprender sobre os benefícios de plantas com indígenas da Aldeia Mata Verde Bonita (Tekoa Ka’Aguy Ovy Porã), comunidade guarani localizada em Maricá.
Haverá ainda um bate-papo sobre o saber ancestral indígena e sustentabilidade com a cacique Jurema, e uma sessão de contação de histórias indígenas com a professora Lúcia Tucuju. Os visitantes poderão ainda participar de jogos indígenas e assistir a apresentações de dança e do coral da Tekoa Ka’Aguy Ovy Porã.

O documentário “As Indígenas da Terra” será exibido às 14h. Além disso, o público poderá conhecer, por meio de uma palestra, o aplicativo Comunica Tupi-tradutor, desenvolvido na Universidade Federal Fluminense (UFF), que traduz conteúdos em língua portuguesa para o tupi mondé. A iniciativa vem promovendo a compreensão entre as comunidades indígena e não indígena.
O Abril Indígena é um movimento de mobilização para valorização e visibilidade dos povos indígenas. Surgiu no Acampamento Terra Livre, que acontece todos os anos em Brasília, onde indígenas de todo o país se reúnem para reinvindicações e troca de experiências. O movimento também fortalece a conexão entre diferentes grupos sociais, valorizando a cultura, a história e a luta dos povos indígenas.
SERVIÇO
Abril Indígena no Sesc Niterói
24/04, das 9h às 16h
Rua Padre Anchieta, 56 – São Domingos
Entrada gratuita
Fonte: Alerrandre Barros – SESC