Macromedidor Paquetá 2

Foto/Divulgação

Águas do Rio instala macromedidor para aumentar o controle operacional 

Com foco em proporcionar um abastecimento eficiente e seguro para a população de Paquetá, equipes da Águas do Rio instalaram um macromedidor de vazão na principal rede que abastece a ilha. O equipamento vai medir o volume de água que chega na região, o que dará maior controle operacional para a concessionária, e possibilitará uma tomada de decisão mais rápida e assertiva caso ocorra algum problema na rede. 

O sistema que fornece água para a ilha possui um duto subaquático, de cerca de quatro quilômetros, que sai de São Gonçalo. “Quando acontece um problema nesta linha principal impacta o fornecimento em toda a Ilha. A manutenção é complexa e feita por mergulhadores, exigindo mais tempo para reparos. Com a implantação deste medidor, conseguiremos nos antecipar, com base nas informações que chegarão ao nosso Centro de Operações Integradas (COI). Isso porque o sistema informará imediatamente quando houver alguma anormalidade, fornecendo parâmetros que possibilitam uma tomada de decisão mais rápida para a solução do problema”, explica o diretor executivo da Águas do Rio em Paquetá, Rafael Fendrich. 

Estudos para novo reservatório 

De acordo com o Censo 2022, a Ilha de Paquetá conta com 3.612 moradores, sendo que 93,5% têm acesso à rede de distribuição de água. 

“Hoje, a vazão de água disponibilizada para Paquetá é de 15 litros por segundo. Este volume atende a Ilha, mesmo em períodos de maior consumo. A escolha de instalar o equipamento neste local foi estratégico, pois este é o ponto de partida para abastecer toda a população”, afirma o coordenador de Operações, Ubirajara Alves. 

A Águas do Rio também vai ampliar a reservação de água. “Estudos estão sendo feitos para a implantação de um reservatório na região. Com isso, vamos ganhar ainda mais tempo para solucionarmos reparos mais complexos. Nestes tipos de serviços, a expectativa é que a unidade consiga garantir o fornecimento de água para os moradores por até três dias”, conclui Fendrich. 

Humor/Colaboração: Netto

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *