Vendido para mais de 70 países, a coprodução internacional, liderada pelo Brasil, reúne elenco com mais de 25 estrelas da música e do audiovisual como Rodrigo Santoro, Marcelo Adnet, Alice Braga e Lázaro Ramos
“Arca de Noé”, animação inspirada na obra do “poetinha” Vinicius de Moraes acaba de divulgar seu primeiro trailer nacional. Dirigido por Alois Di Leo e Sérgio Machado, que também assina o roteiro do longa, com colaboração de Heloisa Périssé e Ingrid Guimarães, a animação chega aos cinemas no dia 7 de novembro, com distribuição da Imagem Filmes. O filme se inspira nas poesias de Vinicius de Moraes, um dos maiores ícones da cultura brasileira, para narrar a história de Tom e Vini, uma dupla de ratos boêmios que precisam enfrentar inúmeras aventuras para provar o seu talento.
Em uma viagem pelo mundo encantado das rimas e da imaginação, o longa-metragem traz as canções dos discos “Arca de Noé 1 e 2”, de autoria do Poetinha — apelido carinhoso pelo qual Vinicius ficou conhecido. Na trama, os ratos Tom (Marcelo Adnet) e Vini (Rodrigo Santoro) embarcam na Arca de Noé (Julio Andrade) e se veem obrigados a enfrentar os desmandos de Baruk (Lázaro Ramos), um leão inescrupuloso, usando a única arma que têm: a música. O trailer dá um “gostinho” dos números musicais que estão por vir, com trechos de canções como “A Casa” e “O Leão”. O diretor Sérgio Machado comenta a aventura: “A ideia de levar ‘Arca de Noé’ para o cinema veio da Susana, filha mais velha do Vinicius, ela procurou o Walter Salles e a mim com o desejo de transformar as canções e poemas que fazem parte do imaginário brasileiro há décadas, num longa de animação. Foi um sonho acalentado por nós durante anos. Quando ficou pronto, foi uma grata surpresa descobrir o quanto a poesia de Vinicius é internacional, já que o filme foi vendido praticamente pro mundo inteiro, incluindo países como Camboja e Vietnã. Agora fica essa ansiedade enorme de ver como a nossa Arca será recebida pelos brasileiros, que conhecem as canções de cor e vão cantar no cinema”.
Maior animação brasileira já realizada, inteiramente em 3D, com produção liderada por Gullane em parceria com Videofilmes, “Arca de Noé” tem coprodução inédita com Índia, pelo estúdio de animação asiático Symbiosys, e CMG (Cinema Management Group) dos Estados Unidos, e já foi vendido para mais de 70 países, tornando-se um dos filmes brasileiros que atingiu a maior distribuição de todos os tempos. Ao lado de Rodrigo Santoro, Marcelo Adnet, Alice Braga, Júlio Andrade e Lázaro Ramos, a animação conta ainda com um elenco de participações especiais de peso, com um dream team da dublagem composto por nomes como Gregorio Duvivier (Alfonso), Bruno Gagliasso (Andorinha Kilgore), Marcelo Serrado (Elefante), Monica Iozzi (Hiena), Giovanna Ewbank (Cobra fêmea), Luis Miranda (Cobra macho), a cantora Adriana Calcanhotto, que dá voz à soprano Corujinha, Chico César (Bode), Russo Passapusso (Pato), Larissa Luz (Galinha D’Angola), Ingrid Guimarães (a Pomba Sônia) e Heloisa Périssé (Furona).
Sobre a coprodução internacional, Sérgio Machado complementa: “O desafio de fazer um projeto à altura da obra do Vinicius nos instigou desde o início. Desde o começo havia uma vontade de fazer um filme o mais aberto possível, não poupamos esforços, foram mais de uma centena de animadores, no Brasil, Estados Unidos e Índia trabalhando para viabilizar o projeto”.
Baseado numa obra que faz parte do imaginário de várias gerações brasileiras, “Arca de Noé” é uma produção de Caio Gullane e Fabiano Gullane, da Gullane, e Walter Salles e Maria Carlota Bruno, da Videofilmes, em coprodução com Symbiosys, Globo Filmes, Telecine e Imagem Filmes, que também assina a distribuição, em associação com NIP, CMG, VM Cultural. Com apresentação da Brasilprev, o filme tem o apoio institucional da Ancine, investimento do Fundo Setorial do Audiovisual, patrocínio Telecine, Suzano, RioFilme e Secretaria de Cultura do Estado do Rio de Janeiro e fomento via ProAC LAB.
SINOPSE
Tom, um guitarrista talentoso e pragmático, e Vini, um poeta romântico e sonhador, são uma dupla carismática e caótica de ratos. Quando o grande dilúvio se aproxima, apenas um macho e uma fêmea de cada espécie são permitidos na Arca de Noé. Tom consegue entrar, mas Vini fica para fora e conta com a ajuda de uma barata engenhosa e a boa sorte do destino para se juntar ao amigo. Durante a viagem, brigas por território e alimentos se instauram, deixando os animais mais fortes contra os mais fracos. Surge a ideia de um concurso de música, que vira o maior objetivo de todos eles e que faz Tom e Vini, os verdadeiros músicos dali, se destacarem e serem requisitados.
ELENCO
Rodrigo Santoro (Vini)
Marcelo Adnet (Tom)
Alice Braga (Nina)
Lázaro Ramos (Baruk)
Gregorio Duvivier (Alfonso)
Julio Andrade (Noé)
Bruno Gagliasso (Andorinha Kilgore)
Giovanna Ewbank (Serpente fêmea e AMY)
Eduardo Sterblitch (Gorila e Pinguim)
Ingrid Guimarães (Pomba Sônia)
Heloisa Périssé (Furona)
Marcelo Serrado (Elefante)
Débora Nascimento (Baleia)
Monica Iozzi (Hiena Fêmea, Galinha d´Angola)
Babu Santana (Lombriga)
Seu Jorge (Deus)
Chico César (Bode)
Russo Passapusso ( cantando O Pato)
Larissa Luz (cantando A Galinha D’Angola)
Rihana (Menininha)
Edvana Carvalho (Ruth)
Laila Garin (Onça e Baby)
Louise D’Tuani (Leoa)
Guilherme Rodio (Bob, Bukovsky e Rinoceronte)
Leandro Firmino (Zé Urso)
Daniel Furlan (Pica Pau e Furão)
Luis Miranda (Serpente macho, Sheyla, Corsa, Texugo)
Adriana Calcanhotto (cantando A Corujinha)
Céu
BaianaSystem
FICHA TÉCNICA
Direção: Sérgio Machado e Alois Di Leo
Roteiro: Sérgio Machado, com colaboração de Heloisa Périssé e Ingrid Guimarães
Supervisão Artística: Walter Salles
Trilha Sonora Original: Mario Caldato, Beto Villares, Roberto Schilling, Érico Theobaldo, Fil Pinheiro
Montagem: Marcelo Junqueira
Direção de Produção: Daniel Greco, Felipe Sabino e Kiran Kurmar Sajja
Direção de Arte: Bruno Gondin Luna
Direção de Animação: Márcio Nicolosi
Produção Executiva: Daniela Antonelli Aun, Gabriela Tocchio, Ana Saito, Pablo
Torrecillas, Daniel Greco, Felipe Sabino, Edward Noeltner e Sumedha Saraogi
Coordenação Internacional: Laura Rossi
Produtores Associados: Suzana de Moraes (in memoriam), Paulo Moraes de Souza Dantas e Rosane Svartman
Coproduzido por: Daniel Greco e Felipe Sabino
Produzido por: O. Naresh Kumar, Meduri Kiran Kumar, Maria Carlota Bruno, Walter Salles, André Novis, Caio Gullane e Fabiano Gullane
Produção: Gullane e VideoFilmes
Coprodução: Symbiosys, Globo Filmes, Telecine e Imagem Filmes
Distribuição: Imagem Filmes, em associação com NIP, CMG, VM Cultural
SÉRGIO MACHADO | Diretor
Sérgio Machado nasceu em Salvador e trabalhou durante anos com o diretor Walter Salles. Foi assistente de direção de “Central do Brasil” e “O Primeiro Dia” e roteirista e diretor assistente de “Abril Despedaçado”. Em 1999 trabalhou como roteirista e codiretor da série “Os Pastores da Noite”, da TV Globo e foi corroteirista de “Madame Satã”, de Karim Aïnouz .
Em 2001, estreou na direção de um longa-metragem com o documentário “Onde a Terra Acaba”, sobre a vida e a obra do cineasta Mário Peixoto – premiado em mais de 15 festivais, entre os quais Biarritz, Havana e na Mostra Internacional de São Paulo. “Cidade Baixa”, seu primeiro longa de ficção, foi lançado no Festival de Cannes e vencedor de 30 prêmios no Brasil e exterior, entre eles: o Prêmio da Juventude no Festival de Cannes e os prêmios principais dos Festivais do Rio, Huelva e Verona.
Em 2009, dirigiu e adaptou “Quincas Berro D’Água”, uma das mais populares novelas de Jorge Amado e dirigiu o curta-metragem “O Príncipe Encantado”, premiado na Mostra. Fortalecendo a parceria com a Gullane, dirigiu o longa “Tudo que Aprendemos Juntos”, filme de encerramento do Festival de Locarno – e melhor filme da Mostra Internacional de São Paulo. Sérgio também dirigiu os documentários “Aqui Deste Lugar” (Gullane) e “A Luta do Século”, vencedor do prêmio de Melhor documentário no Festival do Rio em 2016. Em 2023, lançou o premiado longa |”Rio do Desejo”, inspirado nos contos do escritor Milton Hatoum.
No streaming, dirigiu e roteirizou, em parceria com Karim Aïnouz, a série “Alice”, produzida pela Gullane e exibida na HBO. Foi diretor-geral e roteirista da série “Irmãos Freitas”, lançada no Canal Space e dirigiu o documentário “Neojibá”, sobre a orquestra jovem da Bahia e o premiado longa |”Rio do Desejo”, inspirado nos contos do escritor Milton Hatoum. Foi roteirista da série ainda inédita “Cidade de Deus” e escreveu e dirigiu a série “Maria Bonita”, ambos com lançamento previsto para o segundo semestre de 2024.
ALOIS DI LEO | Diretor
Alois Di Leo é um diretor nascido em Lima, Peru. Cresceu em São Paulo, Brasil onde trabalha em comerciais, music videos, séries de TV, curtas e longas-metragens.
Seu primeiro curta-metragem, “The Boy Who wanted to be a Lion (2010)”, filme em animação, passou em diversos festivais pelo mundo incluindo Cannes, Hiroshima, Annecy, Anima Mundi, e ganhou alguns prêmios como o Lotte Reiniger Promotion Award de melhor filme no Stuttgart Festival of Animated Film.
Seu segundo curta-metragem, “Caminho dos Gigantes” (Way of Giants), estreou em Annecy em 2016 na seleção oficial. O filme foi exibido em mais de 150 festivais e ganhou 26 prêmios como Best of the Fest no Chicago Children’s Film Festival, prêmio que o classificou para o Oscar, Prix du Jury no 25º Festival Biarritz Amérique Latine e melhor diretor no Curta Cinema 2016 no Rio de Janeiro.
Em 2019, Di Leo foi selecionado para participar do Berlinale Talents.
GULLANE | Produtora
A Gullane é uma das maiores produtoras e incentivadoras do mercado audiovisual brasileiro, além de uma das principais exportadoras de obras independentes. Fundada em 1996 pelos irmãos Caio Gullane e Fabiano Gullane, já soma em seu catálogo mais de 50 filmes lançados com destaque no cinema nacional e no exterior e 30 séries para televisão e plataformas digitais. Entre os filmes e séries de destaque estão “Carandiru”, “Bicho de Sete Cabeças”, “A Última Floresta”, “O Ano em que Meus Pais Saíram de Férias”; a franquia “Até que a Sorte nos Separe”; “Que Horas ela Volta?”, “Como Nossos Pais”, “Bingo – o Rei das Manhãs”; as séries “Alice” e “Hard”(HBO), “Unidade Básica” (1ª e 2ª temporadas, Universal), “Carcereiros” (Globoplay), “Irmãos Freitas” (Space e Amazon Prime), “Ninguém Tá Olhando” e “Boca a Boca” (Netflix), “O Rei da TV” (Star+). Já coleciona mais de 500 prêmios e seleções em importantes festivais de cinema e televisão do Brasil e do mundo, como Mostra de Cinema, Festival do Rio, Cannes, Veneza, Berlim, Sundance, Toronto, MIPTV e Emmy.
VIDEOFILMES | Produtora
Criada pelos irmãos Walter e João Moreira Salles em 1986, a VideoFilmes é uma produtora independente com 35 anos de trajetória no mercado audiovisual, considerada referência pelo valor artístico de seus trabalhos.
A produtora já realizou mais de 100 projetos de filmes de ficção, documentários, séries, programas para tv, coproduções nacionais e internacionais. Dentre suas produções estão os filmes de ficção “Central do Brasil” e “Linha de Passe”, de Walter Salles; os documentários “Santiago” e “No Intenso Agora” de João Moreira Salles; e filmes de renomados diretores como Sérgio Machado, Eryk Rocha e Karim Aïnouz (“Madame Satã” e “Céu de Suely”), além dos documentários do grande mestre Eduardo Coutinho.
A trajetória da VideoFilmes é marcada pela conquista de mais de 400 prêmios internacionais, entre eles o Urso de Ouro e Urso de Prata no Festival de Berlim, Palma de Ouro em Cannes (Melhor Atriz), Globo de Ouro, dois prêmios BAFTA, e conta ainda com oito indicações e um Oscar® por suas produções e coproduções. Recentemente coproduziu com a Uns Produções o documentário de Renato Terra e Ricardo Calil, “Narciso em Férias”, sobre a prisão de Caetano Veloso na ditadura militar, que estreou na Biennale de Veneza em 2020.
NIP | Estúdio de animação e coprodutora
O NIP é uma empresa especializada no desenvolvimento de obras audiovisuais e gestão de projetos de animação de longa duração para cinema e televisão. Desde sua fundação em 2014, o NIP atua na viabilização de produções como o premiado longa-metragem “Tito e os Pássaros”, dirigido por Gustavo Steinberg, as três temporadas da série “Senninha na Pista Maluca” em parceria com a Senna Brands, os recentes filmes “Aldeotas” e “Arca de Noé”, realizados em colaboração com a Gullane Entretenimento, e também oferece suporte em todas as etapas da cadeia produtiva do audiovisual por meio de consultorias especializadas.
SYMBIOSYS | Estúdio de animação e coprodutora
A Symbiosys é um estúdio de animação e efeitos visuais colaborativo e de serviço completo na Índia, com uma história inovadora com mais de 15 anos, originalmente estabelecido como uma empresa de software e diversificado em animação e efeitos visuais com ambiente, instalações e mão de obra de classe mundial. Nosso estúdio fornece um ambiente de serviço completo para clientes e parceiros criativos. Nosso pipeline altamente escalável e adaptável apresenta ferramentas amigáveis ao artista e nos permite criar um deleite visual exclusivo para cada projeto. Não nos limitamos.
A Symbiosys Technologies foi fundada em 2001 e é uma unidade 100% voltada para exportação, registrada na Zona Econômica Especial de Visakhapatnam (VSEZ). Oferecemos serviços e soluções de alta qualidade para nossos clientes em todo o mundo. O centro de desenvolvimento da Symbiosys Technologies está localizado na Índia, com escritórios nos EUA. A empresa visa desenvolver soluções tecnológicas inovadoras e econômicas de ponta a ponta com alto desempenho e segurança.
GLOBO FILMES | Coprodutora
Construir parcerias que viabilizam e impulsionam o audiovisual nacional para entreter, encantar e inspirar com grandes histórias brasileiras. É assim que a Globo Filmes atua desde 1998 como a maior coprodutora e uma das maiores investidoras do cinema brasileiro. Em 2023, completou 25 anos e chegou à marca de mais de 500 filmes no portfólio e mais de 260 milhões de público acumulado. Como produtora e coprodutora, seu foco é na qualidade artística e na diversidade de conteúdo, levando ao público o que há de melhor no cinema brasileiro: comédias, romances, infantojuvenis, dramas, aventuras e documentários. A filmografia vai de recordistas de público, como “Minha Irmã e Eu”, maior bilheteria nacional pós-pandemia, “Tropa de Elite 2” e “Minha Mãe é uma Peça 3” – ambos com mais de 11 milhões de espectadores – a sucessos de crítica e público como “2 Filhos de Francisco”, “Marighella”, “Que Horas Ela Volta?”, “Pedágio” e “Carandiru”, passando por longas premiados no Brasil e no exterior, como “Cidade de Deus” – com quatro indicações ao Oscar – e “Bacurau”, que recebeu o prêmio do júri no Festival de Cannes.
TELECINE | Coprodutora
O Telecine oferece um serviço 100% filmes, construído a partir de uma curadoria feita por pessoas que amam cinema e entendem o gosto do brasileiro. Disponível em streaming e nos canais de TV por assinatura, o catálogo do Telecine está recheado de preciosidades, que vão desde lançamentos a filmes amados que marcaram época. A marca aposta na capilaridade de distribuição e parcerias, permitindo ao assinante acessar o acervo completo de filmes em diferentes telas, seja através de apps já conhecidos pelo público, como Globoplay e Prime Video, ou nas plataformas das operadoras de TV paga (Claro, Oi, SKY e Vivo).
IMAGEM FILMES | Coprodutora e distribuidora
A Imagem Filmes é uma empresa nacional que atua no mercado de entretenimento do país como distribuidora de filmes independentes. Comprometida com a qualidade e variedade de produções, a empresa trabalha nos segmentos de cinema e televisão, e é responsável pelo lançamento de grandes produções nacionais, onde destacam-se: “Mamonas Assassinas: O Filme”, “Turma da Mônica Jovem: Reflexos do Medo”, “Desapega!”, “Veneza”, “Carcereiros: O Filme” e “É Fada!”. Além das produções internacionais, como o premiado “VICE” e sucessos como “Os Mercenários 4”, “Pinóquio”, “Rambo: Até O Fim”, “A Bruxa dos Mortos: Baghead” e “Maria e João: O Conto Das Bruxas”.
Fonte: Ligia – Primeiro Plano