Esse será o primeiro canal online exclusivo para denúncias que envolvam relações de consumo atingidas pela pandemia
O Procon-RJ, autarquia vinculada à Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico, irá disponibilizar a partir hoje (terça-feira feira, 07/04), um número de celular destinado a receber denúncias pelo aplicativo de mensagens Whatsapp. Estará disponível também o link de acesso direto ao número de whatsapp http://www.denunciaproconrj.site que visa facilitar o acesso aos cidadãos que estão fazendo home office. O novo canal de defesa ao consumidor será administrado pela Ouvidoria do Procon-RJ e tem o objetivo de agilizar e facilitar o recebimento das denúncias que cresceram mais de 150% por conta da pandemia. Esse é o terceiro canal de atendimento online criado pela Autarquia, que já recebe reclamações e denúncias pelo www.procononline.rj.gov.br desde 2014 e pelo aplicativo para smartphones Procon-RJ há um ano.
Nos últimos 30 dias, a autarquia já recebeu mais de 600 (seiscentas) denúncias e 99% delas são sobre aumento abusivo de preços e vendas irregulares, sendo o álcool gel o produto que mais gerou queixas. Máscaras, luvas, medicamentos e itens de alimentos da cesta básica também são alvo do olhar atento dos consumidores que se manifestam. A fiscalização está somando esforços para apurar as denúncias recebidas que relatam abusividade nos preços cobrados pelos estabelecimentos comerciais, além de vendas irregulares de produtos de proteção.
O presidente do Procon-RJ, Cássio Coelho, reforça que “o whatsapp poderá facilitar e acelerar o trabalho da fiscalização e dos analistas, que poderão receber relatos, fotos e vídeos como provas de violação rapidamente, e nesse momento melhorar ainda mais a comunicação com os consumidores”.
O consumidor que desejar fazer sua denúncia pelo Whatsapp deve informar o estabelecimento, endereço, produto e o relato da irregularidade. O número destinado a receber exclusivamente denúncias dos consumidores dentro do Estado do Rio de Janeiro pelo Whatsapp é o (21) 97272-1337. Não serão recebidas ligações pelo número informado.
Importante lembrar que o registro da reclamação é diferente de denúncia. Denúncias devem relatar fatos que violem as normas consumeristas suscetíveis de punição, que atingem não somente um consumidor como toda a coletividade, que resultam na ação da fiscalização ou diretamente na abertura de um processo administrativo. Reclamações dizem respeito a alguma relação de consumo irregular que atingiu particularmente aquele consumidor que efetuou o registro da reclamação e seguirá um procedimento administrativo no Procon-RJ. No momento, para fazer reclamações os consumidores podem utilizar o aplicativo Procon-RJ e o site www.procononline.rj.gov.br.