
Foto/Divulgação
Jovens fizeram compras em mercado e prepararam alimentação na unidade
O que para muitos poderia ser uma atividade corriqueira, para os atendidos do Centro de Referência Municipal em Autismo Professora Maria José da Silva Rodrigues (CRMA), no Gradim, é uma oportunidade de desenvolver autonomia e independência nas atividades do dia a dia. Entre os desafios propostos, os alunos vivenciaram um passeio ao mercado para comprar ingredientes e fizeram uma panqueca de aveia com frango.

A proposta faz parte do grupo terapêutico que visa ensinar aos atendidos atividades diárias que, muitas vezes, eles não estão acostumados a realizar mas que trazem mais independência para a sua vida, além de desmistificar a ideia de que eles não conseguiriam fazer.
“Nós os levamos ao mercado, para que entendessem como escolhe os ingredientes, como faz as compras, como paga, e outras atitudes que podem ser corriqueiras para pessoas neurotípicas. Além disso, trouxemos para a prática, com uma receita saudável, onde eles puderam colocar a mão na massa e fazer todo o processo. Além de estimular a autonomia, isso ajuda também no incentivo à alimentação saudável”, afirmou a nutricionista Sandy Medeiros.
Os atendidos aprovaram a ideia. Houve uma votação para a escolha do prato e trabalharam em conjunto na execução da receita. Para o aluno Gustavo Rocha, de 19 anos, que já vai sozinho até o CRMA para realizar suas terapias, foi mais um passo importante na direção da sua autonomia.
“Eu achei muito bom fazer a comida, ficou muito boa, com certeza vou fazer em casa. Eu costumo ir ao mercado com a minha família mas não tinha ido sozinho para escolher tudo. Eu adorei, já estou marcando agora de fazer uma receita doce”, disse o aluno.