WhatsApp-Image-2025-04-10-at-15.21.08-1

Foto/Divulgação: Katito Carvalho

Ação promovida pela Secretaria da Pessoa com Deficiência e Inclusão ensinou assistidos a confeccionar ovos de chocolate, estimulando autonomia, criatividade e socialização

 

 

A Prefeitura de Maricá, por meio da Secretaria da Pessoa com Deficiência e Inclusão, realizou nesta semana uma oficina especial de confecção de ovos de Páscoa para os assistidos do Centro de Atenção Integral à Família (CAIF), em Araçatiba. A atividade teve como objetivo promover a inclusão social por meio da gastronomia, despertando habilidades manuais, autoestima e senso de pertencimento.

Foto/Divulgação: Katito Carvalho

Durante a oficina, os participantes puderam literalmente ‘colocar a mão na massa’ e vivenciar todas as etapas da produção dos ovos de chocolate: derretimento, moldagem, resfriamento e embalagem. Além de estimular a coordenação motora e a concentração, a atividade proporcionou um momento de afeto, partilha e muita alegria entre os participantes.

Um dos coordenadores do CAIF, Fábio da Costa Silva, destacou o valor das ações lúdicas no processo de inclusão. “Mais do que uma comemoração, essa oficina foi uma oportunidade de mostrar que todos podem aprender, criar e se desenvolver. Nosso trabalho é justamente esse: garantir espaço, respeito e oportunidades para cada um”, afirmou.

Foto/Divulgação: Katito Carvalho

Ao final da atividade, todos levaram seus ovos de Páscoa para casa. A oficina faz parte de uma série de ações promovidas ao longo do ano pelo CAIF, que buscam estimular a autonomia e fortalecer os vínculos afetivos dos usuários com a equipe técnica e entre si.

Para o aluno Vitor Xavier, de 17 anos, poder fazer o ovo foi uma experiência única. “Eu amei e até provei. Não vai durar até a Páscoa esse meu ovo, pois vou comer tudo. Eu gostei muito!”, brincou.

 

 

 

Fonte: marica.rj.gov.br

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *