
Foto/Ilustração/Divulgação
A Prefeitura de Niterói segue avançando no plano de revitalização do Centro da cidade, com uma série de obras voltadas para mobilidade, segurança e requalificação dos espaços públicos. A modernização da Avenida Visconde do Rio Branco está na reta final e será entregue em abril, como parte das metas estabelecidas para os primeiros 100 dias da gestão do prefeito Rodrigo Neves. O investimento total nessa etapa foi de R$ 77 milhões.
Com a conclusão dessa fase, a administração municipal dará início à próxima etapa do Plano de Mobilidade, com intervenções estruturais na Avenida Amaral Peixoto e nas ruas da Conceição e Doutor Celestino. Essas vias passarão por uma transformação completa, incluindo novas calçadas, paisagismo, drenagem e iluminação pública de LED. Além disso, as redes de infraestrutura e fiação serão enterradas para garantir mais organização e segurança urbana. O Parque das Águas e a Praça da República também serão revitalizados, promovendo mais espaços de convivência e lazer para a população. Os editais de licitação estão previstos para serem lançados ainda este mês. O investimento será de R$ 65 milhões e o prazo de conclusão é de 15 meses após a ordem de início das obras, que deve acontecer no segundo semestre deste ano.
De acordo com o prefeito Rodrigo Neves, as obras são fundamentais para o desenvolvimento sustentável da cidade.
“Esse projeto é uma das nossas prioridades e vai conectar todo o eixo da Marquês do Paraná, remodelada em 2020, com a nova Avenida Rio Branco. São obras planejadas com muito critério, essenciais para a mobilidade, segurança e ocupação dos espaços públicos. Essa é a primeira obra de requalificação e modernização da Amaral Peixoto desde 1940, quando foi inaugurada. Essa transformação dinamiza o comércio, viabiliza moradias e estimula novos investimentos no Centro. A cidade inteira se beneficia”, afirmou o prefeito.
O projeto prevê a implantação de arborização para melhorar a qualidade ambiental e paisagística, reduzindo a aridez da via. Além disso, os canteiros e árvores garantirão mais segurança à ciclovia, que integra o eixo cicloviário mais movimentado do Brasil (Amaral Peixoto-Marquês do Paraná-Roberto Silveira). As obras incluem ainda a ampliação e reforma das calçadas e a implantação de um sistema de drenagem. O projeto foi readequado de acordo com a consulta pública realizada pela Prefeitura em março, pela plataforma Colab.
“O Centro é a região de Niterói que mais sofreu com a fusão autoritária e a perda da capital há 50 anos. É muito marcante que, justamente nessa data, vamos entregar a nova Avenida Visconde do Rio Branco, o Bicicletário Arariboia e a Concha Acústica e lançar os editais para a Avenida Amaral Peixoto e nas ruas da Conceição e Doutor Celestino. Esses investimentos fazem parte de um projeto maior, que inclui o Fundo Imobiliário, o Aluguel Universitário e o programa de Acolhimento Humanizado, além do novo hub de inovação da Cantareira. O Centro será o novo vetor de desenvolvimento da cidade neste novo ciclo”, ressaltou Rodrigo Neves.
Projetos de Lei
O processo de revitalização do Centro tem sido intensificado e, em 2025, a Prefeitura propôs um conjunto de medidas para impulsionar a ocupação e a requalificação da região central. Entre as iniciativas estão o Programa de Auxílio-Aluguel para estudantes universitários, o Acolhimento Humanizado para dependentes químicos e população em situação de rua, e a criação de um fundo destinado à preservação de prédios históricos, retrofit das unidades, incentivo ao setor hoteleiro e viabilização de novas moradias na área.