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Empresa seguirá ampliando os investimentos em tecnologia para 2025
A Leve Saúde, operadora carioca de planos de saúde com preços mais acessíveis, segue investindo em tecnologia para entregar uma experiência cada vez mais ágil e eficiente para seus clientes além de aumentar sua eficiência operacional. Em novembro de 2024, a empresa implementou um sistema de auto check-in em suas clínicas com reconhecimento facial, que garante rápida identificação dos clientes através dos totens e, em poucos segundos, libera os beneficiários para o atendimento médico. Toda a tecnologia foi desenvolvida internamente.
“Os pacientes não precisam mais passar por todo o processo de atendimento físico via recepção que levava, em média, 15 minutos. Isso reduz drasticamente o tempo de espera e garante muito mais agilidade, mais segurança no apoio à prevenção de fraudes, redução de custos e maior automação de processos”, detalha Claudio Maffezzolli, CTO da Leve Saúde. A solução já está implementada em todas as 11 clínicas próprias da Leve Saúde. A empresa fechou o mês de janeiro com 65% dos atendimentos já sendo automatizados e realizados pelo próprio cliente com reconhecimento facial.
A Leve tem investido anualmente na aplicação de tecnologias que geram dados para algoritmos e que permitem a realização de análises de pontos de melhoria na jornada dos clientes. Recentemente, também vem sendo aprimorada uma solução de análises e autorizações de procedimentos de altos riscos de fraudes. “Para o paciente, essa solução possibilita ter um exame, por exemplo, liberado em segundos, quando a análise humana exigiria dias. Para a Leve Saúde, o principal impacto é a segurança, já que essa análise assistida por IA aprimora a identificação, uma vez que há o cruzamento de dados e informações de forma mais ampla, rápida e eficiente. Ao evitar as ocorrências de fraudes reduzimos custos e podemos oferecer serviços mais acessíveis a nossos clientes. É algo que beneficia a todos”, exalta o executivo.
A empresa também investiu na automatização de dados sobre os pacientes. Em 2024, foi implementado um novo sistema de gestão ambulatorial com significativos avanços na interoperabilidade de dados de saúde com os principais parceiros laboratoriais e de serviços de saúde. “Centralizamos as informações de nossos clientes em um único Repositório Eletrônico de Saúde, o que garante acesso facilitado a indicadores de saúde e ao histórico médico do paciente para os médicos e times de cuidado, automatizando os processos de investigação clínica tanto no atendimento físico quanto virtual”, afirma Sandro Silva, COO da Leve.
As informações do banco de dados também estarão integradas ao app de autoatendimento que hoje possui mais de 25 funcionalidades para os pacientes, como agendamento de consultas, acesso a resultados de exames, receitas médicas e atestados. A plataforma, utilizada por 80% dos beneficiários ao menos uma vez ao mês, permite que o paciente possa conversar com o time de cuidados para ter as orientações de saúde e conversar com agentes virtuais. A solução também está conectada a um sistema próprio de telemedicina, que reduz a quantidade de consultas presenciais e oferece acompanhamento contínuo por parte da equipe de cuidados. “Ao aprimorar a qualidade dos nossos serviços digitais nós reduzimos nossos custos com tecnologia em 70% e ampliamos o acesso à saúde por parte dos nossos clientes”, destaca Silva.
Sandro Silva aponta que os investimentos em tecnologia e inovação permitiram à Leve Saúde aprimorar seus níveis de gestão empresarial, o que culminou, de acordo com ele, no segundo melhor índice de sinistralidade do país e em altos níveis de NPS (Net Promoter Score). “Isso nos permite oferecer produtos de qualidade a preços acessíveis e garantir cada vez mais inclusão na saúde suplementar. Temos ao todo 50 novos projetos com o objetivo de oferecer ainda mais eficiência e melhoras na jornada do paciente”, finaliza.
Fonte: Renan Araujo