Implantação de nova rede de esgoto

Nova rede coletora elimina esgoto a céu aberto e reforça saneamento básico na ilha

Uma obra da Águas do Rio trouxe mais qualidade de vida para as famílias da comunidade da Cocheira, na Ilha de Paquetá. No local, foram instalados 70 metros de nova rede coletora, eliminando um antigo valão a céu aberto que acumulava quase 260 mil litros de esgoto por mês próximo às casas. A intervenção faz parte do trabalho contínuo da concessionária de melhoria no saneamento do bucólico bairro carioca, no coração da Baía de Guanabara.

A entrega na comunidade eliminou o mal cheiro no local, os riscos à saúde dos moradores e de contaminação da água e do solo, ampliando ainda mais o serviço de coleta e tratamento de esgoto em Paquetá. Há quase dois anos, a Águas do Rio construiu na ilha novas tubulações e reformou e ativou diversas estruturas, como estações de bombeamento. Após o investimento de mais de R$ 25 milhões, o serviço de coleta e tratamento de esgoto de Paquetá foi universalizado, ou seja, 90% do efluente dos cerca de 4 mil habitantes passou a ser coletado e tratado na principal estação de São Gonçalo, que fica no bairro de Boa Vista.

Para o Gerente Executivo da Águas do Rio, Diogo Freitas, a obra na comunidade de Cocheira reforça o compromisso da empresa de levar mais saúde e qualidade de vida aos moradores da ilha, especialmente às famílias mais vulneráveis. “Com essa entrega, as pessoas não ficarão mais expostas a doenças causadas pela presença de esgoto nas proximidades das suas casas. Estamos indo além do que alcançamos na Ilha com a universalização do saneamento, que prevê a coleta e tratamento de 90% do esgoto. A partir de agora, a comunidade está com o seu esgoto 100% coletado e tratado, resultando em benefícios significativos para moradores, turistas e meio ambiente” – explicou.

Morador Tiago Araújo. Foto/Divulgação

Um dos moradores beneficiados com a intervenção é o funcionário público, Tiago Araújo, que esperava ansioso o momento de ver a comunidade com uma rede nova e livre do esgoto. “Estamos muito felizes com o resultado da obra. Antes a rede passava por baixo da casa dos moradores e incomodava muito porque tudo entupia e era necessário limpar o esgoto. E não tinha hora para acontecer! Podia ser durante a noite ou de madrugada, o que causava muito desconforto a todos. Agora não precisamos conviver com esse problema, nem com mau cheiro e ratos que toda hora saíam das caixas. Só temos a agradecer” – falou.

Com a nova rede, o esgoto coletado é direcionado até a elevatória da Ilha de Paquetá e, posteriormente, passa por uma tubulação subaquática até chegar na Estação de Tratamento de Esgoto de São Gonçalo, que é responsável pelo tratamento, antes de ser devolvido dentro dos padrões de qualidade exigidos pelos órgãos ambientais para a Baía de Guanabara. 

Com todas as melhorias já feitas na ilha, a qualidade da água de Paquetá tem atraído cada vez mais turistas e visitantes, o que contribui para o crescimento da região e o fortalecimento da economia.

Fonte: Bianca Carvalho, Livia Andrade e Cláudia Freitas 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *