
Foto/Divulgação: Alerj
O mês de janeiro de 2025 registrou a expressiva marca de 1.600 visitantes no Palácio Tiradentes, sede histórica da Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro (Alerj), em sua maioria estrangeiros e na liderança do ranking os argentinos, seguidos de norte-americanos e chilenos. Entre os brasileiros, os destaques foram turistas de São Paulo, Belo Horizonte e Curitiba. Vale pontuar que a visita guiada é gratuita.
O prédio guarda parte da história do Brasil e do Rio de Janeiro desde as primeiras décadas do século XVII, quando a região próxima ao Cais da Rua Dom Manuel, na Praça XV era o centro político e econômico do Brasil – Colônia. “O Palácio Tiradentes está de portas abertas para a população, fomentando cada vez mais a cultura no centro histórico do Rio”, destacou a diretora de Cultura da Alerj, Fernanda Figueiredo.
Durante o passeio, os grupos descobrem que a arquitetura do Palácio Tiradentes – inaugurado para ser a Câmara dos Deputados – destaca-se por mesclar estilos franceses e neoclássicos. No tour, eles conhecem o Plenário Barbosa Lima Sobrinho com sua cúpula composta de vitrais que retratam o céu do Rio de Janeiro do dia 15 de novembro, Dia da Proclamação da República; passam pelo Salão Nobre, pela Biblioteca, com o salão Jorge Amado, Sala de Imprensa Tim Lopes e as galerias públicas.
Para visitar o palácio, que no ano que vem completa 100 anos, e conhecer sua arquitetura em estilo eclético os visitantes podem fazer o agendamento por meio do e-mail cultura@alerj.rj.gov.br
Serviço:
Visita Guiada ao Palácio Tiradentes
– Horários: de segunda a sexta-feira, das 10h às 17h. Sendo que 16h30 é o último horário para o acesso à visitação guiada.
– Endereço: Rua Primeiro de Março, s/nº – Praça XV
– O acesso para cadeirantes é feito pela Rua Dom Manuel, s/nº, que fica localizada atrás do palácio.
– A visita é gratuita.
Fonte: Alerj