unnamed (7)

Foto/Divulgação: Thiago Lontra

O Núcleo de Relações Internacionais do Rio (Nuri-RJ), órgão vinculado à Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro (Alerj), deu posse a quatro novos membros na manhã desta quarta-feira (12/02), em reunião realizada no Edifício Lúcio Costa, sede do Legislativo fluminense. Os integrantes representam a Câmara de Comércio Brasil-Israel, o setor empresarial e a sociedade civil e pretendem continuar discutindo políticas que fortaleçam as relações internacionais do Estado do Rio.

O Nuri-RJ foi criado por iniciativa da Frente Parlamentar pela Humanização nos Serviços Públicos e tem como missão promover o desenvolvimento sustentável, o intercâmbio cultural e estreitar laços internacionais. Instalado em maio de 2024, o Nuri-RJ já realizou reuniões com consulados de países como Rússia, Angola, Itália e Espanha, um simpósio para debater o mercado de carbono e uma mesa redonda na semana do G20 no Brasil.

O coordenador do Núcleo e da Frente Parlamentar, deputado Danniel Librelon (REP), ressaltou o que espera dos novos integrantes. “Hoje, celebramos não apenas uma nova etapa, mas também um momento significativo para todos nós que acreditamos na importância das relações internacionais para o desenvolvimento do nosso estado e do país. Ao assumir essa posição, vocês não apenas se juntam a uma equipe comprometida, mas também fazem parte de um projeto que visa fortalecer a presença do Rio de Janeiro no cenário global”, disse.

Empossado, o presidente da Câmara de Comércio Brasil-Israel, Claudio Goldenberg, ressaltou ser de extrema importância a relação entre os países e que pretende contribuir bastante para o Nuri-RJ. “É uma honra fazer parte deste Núcleo. Temos uma relação bilateral de exportação e importação de tecnologia e pretendo estreitar cada vez isso”, afirmou.

Já a coordenadora do Projeto Torre Verde Rocinha, Mônica Garcia, explicou que seu programa é o primeiro desse tipo no mundo e está localizado entre duas escolas municipais na Comunidade da Rocinha. “Fico muito grata de fazer parte do Nuri- RJ e muito feliz em trazer meu projeto para a Alerj e assim conseguir expandi-lo cada vez mais. A Torre Verde visa à inovação tecnológica e economia circular, que inclui geração de energia verde por meio de placas solares e captação de água de chuva para irrigação. Quando unimos o legislativo com a sociedade civil, contribuímos demais para a população; é de extrema relevância”, destacou.

A cerimônia também empossou o treinador e atleta de canoa havaiana, Leonardo Lorang; o empresário Arthur Chein, e contou com a presença da vice-coordenadora do Nuri-RJ, Ana Paula Aguiar; do secretário-geral do Nuri-RJ, Pedro Leão Bispo; e do Cônsul da Rússia, Andrei Petrov.

Fonte: Alerj

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *