_e8ab57a5-10b0-4b71-9edd-23d94c80623b

Com a volta às aulas, o contato mais próximo entre as crianças favorece a transmissão de doenças comuns da infância. Nessa época do ano, quadros virais são os mais frequentes, exigindo atenção dos pais e responsáveis para prevenção e tratamento adequado.

 

De acordo com a Drª Carolina Affonseca, médica pediatra e coordenadora da Pós-Graduação em Pediatria da Afya, os quadros virais são as doenças mais comuns na infância, principalmente nessa fase escolar. No verão, predominam os quadros de gastroenterite, caracterizados por vômitos e diarreia, e no outono e inverno, as doenças respiratórias como gripes, resfriados, bronquiolite e pneumonias.

 

Para minimizar o risco de contaminação, algumas medidas preventivas são essenciais. “Em primeiro lugar, os pais devem evitar mandar os filhos para a escola durante a doença, mesmo que a criança esteja aparentemente bem, para evitar o contágio de outros colegas. Além disso, nas escolas, é importante manter os ambientes arejados, programar atividades ao ar livre e ensinar as crianças sobre a importância da higienização das mãos”, recomenda a especialista.

 

Caso a criança fique doente, é fundamental observar alguns sinais para definir se deve permanecer em casa ou buscar atendimento médico. “Nos primeiros dias da doença, principalmente no período da febre, a criança não deve ser encaminhada à escola. Os sinais de gravidade que indicam a necessidade de atendimento médico incluem prostração, demência fora do período da febre, cansaço para respirar, dificuldade para ingerir líquidos e manter hidratação, além de vômitos recorrentes. A atenção e o cuidado redobrado nesse período podem garantir uma volta às aulas mais segura e saudável para todos”, alerta Dra. Carolina

Fonte: Ynara Mattos

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *