Bienal do Livro 2025 IlsutraçãoDivulgaçãoReprodução

Bienal do Livro 2025. Ilsutração/Divulgação/Reprodução

Time de curadores do maior evento literário do Brasil reforça a pluralidade de vozes e bagagens
 

A Bienal do Livro Rio 2025 – patrocinada pela Shell Brasil na cota ‘Apresenta’ – promete ser uma edição marcante, não apenas pela grandiosidade da programação prevista, mas também pela riqueza e diversidade que definem sua curadoria. Composta por um grupo plural e altamente conectado ao público, a equipe escolhida para esta edição reforça o compromisso da Bienal em celebrar a multiplicidade de vozes que compõem o universo literário e cultural, abrangendo perspectivas do Brasil e do mundo.


“A Bienal do Livro Rio é um espaço onde as ideias se encontram e se transformam, e nada representa melhor essa dinâmica do que a diversidade da nossa curadoria. Reunimos profissionais com bagagens tão distintas quanto potentes, que vêm de diferentes áreas e que trazem olhares únicos sobre o que a literatura e a cultura contemporânea podem oferecer”, explica Tatiana Zaccaro, diretora da GL events Exhibitions e responsável pela Bienal do Livro Rio.
 

O grupo conta com importantes nomes do cenário cultural e literário, como a jornalista Flávia Oliveira, que traz sua expertise em questões sociais e culturais; o ator Lázaro Ramos, que se destaca pela trajetória de resistência e promoção de diálogos; a roteirista Bianca Ramoneda, com sua contribuição sensível e criativa; a escritora Clara Alves, inspiração para o público jovem; o historiador Luiz Antônio Simas, que transforma a sabedoria das ruas em literatura; Pedro Pacífico (o Bookster), um dos principais influenciadores do mundo literário no país; Thalita Rebouças, que, antes de virar best-seller da literatura infantojuvenil, deu seus primeiros passos como autora na Bienal; e a dupla Rosane Svartman e Clélia Bessa, que traz uma proposta de curadoria integrada, explorando a relação entre os universos literário e audiovisual.
 

Cada um desses curadores oferece uma contribuição única, fortalecendo o caráter inclusivo e diverso do evento. E o trabalho deles vai além de definir uma lista de participantes: ele envolve enriquecer os debates a partir da conexão de temas, autores, gêneros e formatos que criem uma experiência onde leitores e visitantes de todos os perfis possam encontrar algo que os inspire.
 

“Essa pluralidade reflete o público da Bienal, que é igualmente diverso, e nos permite construir uma programação que realmente dialoga com todas as pessoas”, conclui Tatiana Zaccaro.
 

Outro ponto que torna essa edição especial é a história de cada curador com a Bienal do Livro Rio. Todos os integrantes já tiveram conexões anteriores com o evento, seja como participantes, mediadores ou colaboradores. Essa relação prévia permite uma compreensão profunda do que o evento significa e do papel fundamental que desempenha como principal palco cultural do país: um local de encontro de ideias, onde o diferente é celebrado e o conhecimento é compartilhado, conectando pessoas de todas as origens e idades em torno da paixão pelos livros.
 

Sobre a GL events Exhibitions

A GL events Exhibitions é uma empresa da multinacional francesa GL events – um dos principais players do mercado de eventos no mundo, presente em 27 países. Importante catalisadora de negócios com a organização e promoção de eventos B2B e B2C, é responsável pela realização de congressos, festivais e feiras representativas em diversos segmentos da economia: Bienal do Livro Rio e Bienal do Livro Bahia, no Mercado Editorial; Mondial de la Bière e Brasil Brau, no universo Cervejeiro; Congresso e Feira Estetika, o evento mais importante de Estética, Saúde, Beleza e Bem-estar da América Latina; e ExpoPostos & Conveniência, maior evento do setor de combustíveis e conveniência da América Latina. Atenta às necessidades dos seus públicos, desenvolve produtos que estimulam o contato dos visitantes com as principais tendências e novidades, incentivando discussões de conteúdo relevantes, interação e networking, além da geração de negócios.

Sobre a Shell Brasil

Há 111 anos no país, a Shell é uma companhia de energia integrada com participação em Upstream, Gás Natural, Trading, Pesquisa & Desenvolvimento e no Desenvolvimento de Energias Renováveis, com um negócio de comercialização no mercado livre e produtos ambientais, a Shell Energy Brasil. Aqui, a distribuição de combustíveis é gerenciada pela joint-venture Raízen. A companhia trabalha para atender à crescente demanda por energia de forma econômica, ambiental e socialmente responsável, avaliando tendências e cenários para responder ao desafio do futuro da energia.

 

Fonte: Giovanni Mourão

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *