O clima natalino invadiu de vez o Hospital Estadual Azevedo Lima (Heal), e entre tratamentos e cuidados com a saúde, tem paciente que transformou leito em atelier. Willian Barbosa, 45 anos, é gesseiro e está internado na unidade desde dia 22/11, e transformou a enfermaria com enfeites de Natal.
Willian juntou as tampinhas de alumínio dos copos de água que recebe e transformou o que iria para o lixo em arte. Ele fez a sua própria árvore de Natal, com direito a bolinhas coloridas, ‘estrela’ e pisca pisca.
“Eu sou muito ansioso e comecei a fazer esse trabalho artesanal. Estamos no período de festas de Natal e quis enfeitar e trazer esse espírito natalino para o quarto. Trouxe alegria e esperança”, comentou Willian que se acidentou em maio desse ano e enfrentou a terceira cirurgia na unidade de saúde.
O Projeto Pequenos Encantos, que comemora mensalmente o ‘Mêsversário’ dos recém-nascidos que precisam de cuidados na UTI do Hospital Estadual Azevedo Lima (Heal), no mês de dezembro espalhou o clima natalino na UTI Neonatal da unidade na segunda-feira (23/12).
Todo mês alguns funcionários da unidade se juntam para esse momento, que é de extrema emoção. É escolhido um tema, a coordenadora de Psicologia Ediléa Oliveira faz as fantasias para os recém-nascidos que estão na UTI. Dessa vez foram botas de Papai Noel e duendes para os ‘meninos’ da UTI Neo.
“As mães levam as fantasias dos pequenos para casa. Esta iniciativa vem transformando dias de angústia e apreensão em um momento agradável e feliz para as mamães e papais da Utineonatal. É um presente que a gente ganha saber que esse momento difícil ficará eternizado na vida dessas famílias”, frisou.
A moradora do Laranjal, em São Gonçalo, Yasmim Feitosa de Souza é mãe do pequeno Samuel, que nasceu dia 14/12 e está internado na UTI Neo. “Eu paguei a fotógrafa para fazer ensaio do meu filho recém nascido, mas eu não contava que ele fosse ficar internado. E essas fotos dele de duende de Natal vão ficar registradas na minha vida. Era o que eu queria ter feito e ainda vou levar a roupinha como recordação. A minha família inteira vai ficar muito emocionada”, comentou.
A mesma emoção sentiu a mamãe Julia Costa Brazil, mãe do Emanuel. “Meu filho nasceu prematuro e pequenininho. Quando vi ele dentro dessa bota de Papai Noel não consegui conter a emoção. É um verdadeiro presente de Natal e não vejo a hora de levar ele e esse presente lindo para casa”, pontuou.