Rayza Lamarão de 27 anos resolveu dedicar-se ao trabalho artesanal logo após o nascimento da sua segunda filha, em 2016. Com o desejo de manter a pequena sempre enfeitada com os mais belos laços de fita, a moradora da Brasilândia resolveu comprar o material e começou a produzir os próprios acessórios para a filha. Com o sucesso dos laços, que começaram a chamar atenção de familiares e amigos próximos, a jovem decidiu transformar sua arte em marca. Na busca por mais informações sobre empreendedorismo, a artesã descobriu o Lidera Mulher e através da sexta turma do projeto conseguiu consolidar o seu negócio, a Rayza Laçarotes.
“Mesmo cursando a faculdade de administração, o Lidera foi um diferencial, a porta de entrada para divulgar a minha marca. Hoje eu confio mais no meu trabalho e sei o valor dele. Me considero uma empreendedora, não apenas uma artesã. O projeto é lindo e muito mais que solidário, você entra pequenininha e sai gigante, recheada de aprendizados e conhecimentos”, afirma Rayza.
O Lidera Mulher é fruto da parceria da Secretaria Municipal de Políticas Públicas para o Idoso, Mulher e Pessoa com Deficiência (Semimd) junto com a Secretaria de Desenvolvimento Econômico. O projeto existe há um ano e meio e já capacitou mais de 150 empreendedoras nos eixos de artesanato, beleza, gastronomia e moda. Com uma equipe técnica formada por psicólogas e assistentes sociais, o Lidera Mulher tem como objetivo consolidar formalmente muitos negócios chefiados por quem, em muitos casos, é responsável por grande parte da renda familiar: as mulheres. Para dar mais visibilidade aos trabalhos dessas mulheres, o projeto conta com um espaço no 3º piso do Partage Shopping, no Centro, onde ficam expostos e podem ser vendidos os trabalhos produzidos por essas empreendedoras. “Essa iniciativa é importante porque conseguimos capacitar mulheres e empoderá-las perante a sociedade. O projeto foi elaborado a partir de um curso encaminhado pela gestão e que deu certo, com cada vez mais mulheres atendidas, que estão se qualificando e se empoderando na busca de suas realizações pessoais e profissionais, além da garantia de direitos. Tudo isso é maravilhoso e uma grande conquista. Várias ações estão sendo pensadas para um avanço do Lidera Mulher em 2020”, destaca a secretária da Semimd, Marta Maria Figueiredo. Prestes a iniciar a sétima turma, a antropóloga e gestora do Lidera, Paola Oliveira, explica que a proposta é consolidar uma grande rede de parceria e colaboração feminina. “Estamos com um conjunto de mulheres com perfil verdadeiramente empreendedor, ávidas por conhecimento, sabendo exatamente quais seus pontos fortes e fracos, que buscam desenvolver com o nosso projeto. O Lidera, assim, se consolida enquanto conquista e marco do município de São Gonçalo”, afirma Paola. Para participar da nova turma que está prevista para iniciar em março é necessário possuir um ano ou mais como microempreendedor individual (MEI) e ter no mínimo 19 anos. As inscrições podem ser feitas no Espaço Lidera Mulher, que fica no 3º piso do Partage Shopping (Avenida Presidente Kennedy, 425, Centro, São Gonçalo).