A obra de ampliação da Via Binário chega ao fim deste mês. Equipes da Secretaria Municipal de Transportes estão terminando os últimos detalhes, com colocação de sinalização viária (horizontal e vertical). Após a conclusão, o percurso passa a ter cerca de 4 quilômetros de extensão, ligando Lagoinha a Alcântara.
A ampliação realizada é de aproximadamente um quilômetro e se estende da Rua Jaime Calado até a Antonio Soares Bastos, em Lagoinha, melhorando a mobilidade urbana neste trecho. A expectativa é que o tempo de trajeto até Alcântara diminua entre 15 a 20 minutos. “Por conta da característica da via, que só tinha uma faixa em cada sentido, o trânsito ficava muito lento. Com a Via Binário chegando até este trecho, cada sentido passa a ter duas faixas, aumentando a velocidade média e diminuindo o tempo de deslocamento”, explica o secretário de Transportes, Thiago de Araújo (Thiago da Marmoraria).
Foram feitas modificações estruturais na via para permitir que os veículos de grande porte pudessem fazer o itinerário com segurança. A Secretaria de Transportes também colocou nova sinalização horizontal, vertical e semafórica, possibilitando o dinamismo no trânsito de veículos e pedestres. “Fizemos todo ordenamento para que a Binário tivesse resultado. Estamos delimitando as áreas de embarque e desembarque, bem como sinalizando os locais designados para operações de carga e descarga”, completa Thiago. O técnico especializado em trânsito da Secretaria de Transportes, Abel dos Santos, completa que alguns pontos estão recebendo a travessia elevada, que pretende dar acessibilidade aos deficientes, uma vez que a plataforma fica na mesma altura que o meio-fio, além de tornar a travessia mais segura, pois reduz a velocidade dos veículos. Morador do bairro Lagoinha, Leandro dos Santos, 30 anos, conta que já consegue perceber a mudança no tempo de deslocamento. “Passo aqui todo dia e antes era realmente muito ruim. Essa obra facilitou muito para chegar em Alcântara e na UPA (Unidade de Pronto Atendimento) do Pacheco. Melhora não só para mim, mas para toda população”, acredita.