Relatos de resiliência, união e coragem descritos na publicação são inspiradores
O Palácio Tiradentes, sede histórica da Assembleia Legislativa do Rio de Janeiro (Alerj), abriu as portas do seu Salão Nobre, na noite desta segunda-feira (11/11), para o lançamento do Livro “Mulheres de Sucesso – o Legado em Novas Histórias”, de Fernanda Oliveira, autora e organizadora da publicação. A iniciativa foi promovida pela deputada Tia Ju (REP), Procuradora da Mulher na Alerj, que destacou a importância da obra no fortalecimento do papel da mulher na economia e na sociedade.
“Essa terceira edição do livro reflete a crescente presença feminina no empreendedorismo, um cenário que, segundo o relatório do “Global Entrepreneurship Monitor” (GEM), mostra que 30% das mulheres no Brasil já estão envolvidas em algum tipo de negócio. Este dado é uma prova concreta da força e da coragem das mulheres brasileiras, que, apesar dos desafios, têm se destacado e transformado o cenário econômico com sua presença”, comentou a parlamentar.
Durante a solenidade, Tia Ju (REP) acrescentou ainda que o lançamento da obra é um incentivo a mais para que outras acreditem no seu potencial e sigam no caminho do empreendedorismo e liderança. Ao final do seu discurso, parabenizou todas as coautoras e desejou que “Mulheres de Sucesso” continue a inspirar outras pessoas.
Histórias de 40 mulheres
De acordo com a organizadora e autora Fernanda Oliveira, a obra reúne histórias de vida de 40 mulheres que superaram desafios e se destacaram no empreendedorismo e em suas comunidades, ampliando o alcance do projeto que já acumula 120 coautoras ao longo das suas edições.
“Este livro é um trabalho de literatura social, um verdadeiro legado de mulheres que se superaram, alcançaram objetivos e se tornaram inspiração para outras. É um tributo a cada passo, conquista e aprendizado, celebrando o poder do empreendedorismo feminino em sua forma mais autêntica. Enfim, mulher de sucesso é uma mulher feliz e isso parece simples, mas não é fácil. Fica o desafio”, explica a autora.
A secretária de Estado da Mulher do Rio de Janeiro, Heloisa Aguiar, também esteve na solenidade e ressaltou a importância de políticas públicas para fortalecer o empoderamento feminino. “O empreendedorismo feminino representa uma força econômica em ascensão em todo o mundo, acompanhada pela crescente conscientização sobre o papel das mulheres na economia. Essa obra de extrema relevância reúne histórias de mulheres que lutaram para alcançar seus sonhos, abraçaram oportunidades e impactam positivamente outras mulheres”, destaca a secretária.
Para a diretora de Cultura da Alerj, Fernanda Figueiredo, o lançamento dessa obra mostra como eventos culturais podem potencializar o protagonismo feminino, abrindo espaço para dar voz às mulheres na literatura, no cinema, em exposições, nas mais diferentes linguagens.
“A cultura tem um papel fundamental ao chamar atenção para as causas femininas. O lançamento do livro “Mulheres de Sucesso”, por exemplo, traz histórias marcantes e inspiradoras que nos levam a entender a importância da mulher em vários aspectos sociais e culturais.”
Histórias inspiradoras
Na publicação, surgem histórias de coragem, determinação e resiliência, contadas por mulheres de diferentes origens, idades e experiências, todas unidas pela sua capacidade de encontrar dentro delas a força para alcançar seus objetivos, superar adversidades e servir como fontes de inspiração para aquelas que as rodeiam.
Convidada a fazer parte da publicação, Karol Mendez, coautora e subsecretária da secretaria estadual da mulher, compartilhou sua trajetória de desafios, resiliência e liderança. “Foi uma experiência inédita e muito importante. Compartilho a minha história a partir dos meus sete anos até a minha chegada ao Rio de Janeiro e como a política entrou na minha trajetória e tem transformado a minha vida e inspirado outras mulheres”, relatou.
Ao final da solenidade, Tia Ju acabou sendo presenteada com um exemplar do livro “Mulheres de Sucesso”, e a publicação foi doada ao acervo do Palácio Tiradentes.