Ações desenvolvidas nas unidades se destacam pelo trabalho e pela criatividade dos estudantes
Um evento muito especial aconteceu neste mês em Búzios, na Região dos Lagos. A primeira edição da Olimpíada da Região dos Lagos de Foguetes (ORLAFOG) agitou a cidade, oferecendo novas experiências e incentivando o aprendizado de forma prática e divertida. Os alunos da rede estadual de ensino se destacaram na competição, conquistando grandes resultados para suas escolas. O Colégio Estadual Rio Dourado, de Casimiro de Abreu, foi o grande campeão, com quatro equipes ganhando o ouro. A disputa contou ainda com a participação de estudantes de escolas municipais, federais e particulares.
– Meu agradecimento a todos que estão envolvidos neste projeto. Nos últimos anos, nossos alunos têm apresentado resultados espetaculares nas competições das quais participam. Esta nova conquista mostra que estamos no caminho certo, ofertando um ensino público da mais alta qualidade e abrindo muitas portas para o projeto de vida dos nossos jovens – afirma a secretária de Estado de Educação, Roberta Barreto.
A ORLAFOG é um evento gratuito, promovido pela equipe de foguetes experimentais IF Rockets, do Instituto Federal Fluminense campus Cabo Frio, que reúne alunos e professores de todo o estado do Rio de Janeiro e tem como objetivo principal promover e estimular o interesse pela ciência espacial entre os alunos da Região dos Lagos.
Além do Colégio Estadual Rio Dourado, de Casimiro de Abreu, que se sagrou campeão, outras unidades da rede estadual conquistaram medalhas. A prata ficou com os colégios estaduais CB PM Raphael de Oliveira Monteiro, em Rio Bonito, e Operário João Vicente, em Duque de Caxias. Já o bronze foi para as escolas estaduais Embaixador José Bonifácio, em Petrópolis; Oscar Batista, em Cambuci, e o Ciep 193 Wilson Mendes, em Cabo Frio. Devido ao ótimo desempenho geral, todas as unidades escolares participantes receberam medalhas de Honra ao Mérito.
– É sempre um prazer participar de ações que nos permitam conhecer as boas práticas e trocar experiências. Esta iniciativa permite aos nossos estudantes a chance de explorar e aprofundar suas capacidades, proporcionando um ambiente desafiador e motivador, que pode transformar vidas e abrir portas para novas conquistas – comentou a subsecretária de Gestão de Ensino da Seeduc-RJ, Joilza Rangel.
O evento reuniu entusiastas e curiosos de várias gerações e levou muita emoção aos participantes, com demonstrações impressionantes de lançamentos de foguetes. Eles puderam observar de perto a engenharia por trás destes lançamentos e aprender mais sobre esta ciência espacial. E a troca de experiências foi constante, levando o aprendizado para além dos limites das salas de aula. A iniciativa é um estímulo ao desenvolvimento da ciência, capaz de inspirar e fascinar a todos, independentemente da idade.
– Esta troca de experiências é fundamental para estabelecermos um regime de colaboração, avaliação e, principalmente, interação. É uma oportunidade para promover mudanças significativas e proporcionar uma aprendizagem mais consolidada. Estamos muito orgulhosos com o desempenho destas escolas – concluiu a secretária Roberta Barreto.
Fonte: Seeducr