Sete meses após a implantação no bairro de São Francisco, com resultados positivos, o projeto de Ciclopatrulhamento da Guarda Municipal completou uma semana em Icaraí. O programa segue o mesmo modelo do bairro vizinho e atua com ações baseadas na articulação com a comunidade local e uma abordagem de proximidade com os moradores.
Para agilizar o atendimento a possíveis ocorrências, os agentes contam com 12 bicicletas elétricas, que percorrem as principais vias do bairro, atuando também de forma preventiva e ouvindo a comunidade.
A implantação do programa de Ciclopatrulhamento em Icaraí seguiu um processo semelhante ao de São Francisco. A Secretaria de Ordem Pública reuniu-se com representantes da Associação de Moradores e Amigos de Icaraí (AMAI) e o comando da Guarda Municipal para entender as principais necessidades da população local.
“Já conhecíamos o projeto de São Francisco, mas, ao sermos apresentados à proposta de implantação em Icaraí, sentimos grande expectativa, uma vez que segurança é uma das principais demandas da comunidade icariense. A presença dos guardas municipais trouxe uma sensação de segurança”, explicou Darly Bronstei, presidente da AMAI.
Além das ruas do bairro, os agentes da Guarda Municipal também estão patrulhando o Campo de São Bento, um dos maiores e mais frequentados espaços de lazer da cidade, reforçando a segurança no local e em seus arredores.
“A exemplo do que aconteceu em São Francisco, essa primeira semana foi extremamente positiva. Continuamos informando aos moradores que ainda não conhecem o projeto que estamos ali próximos para diversas ocorrências. Realizamos abordagens preventivas e recebemos muito apoio dos moradores”, explicou o coordenador do projeto, o guarda municipal Renato Macedo.