Em celebração à Semana Nacional de Ciência e Tecnologia, o Projeto Grael lança o Cardápio Digital Ambiental, um material inovador que apresenta mais de 20 atividades lúdicas e interativas voltadas para o aprendizado ambiental. Desenvolvido pela equipe de Meio Ambiente do projeto, o cardápio é baseado na Metodologia Bons Ventos de “Aprender Brincando” e oferece uma abordagem prática e divertida para ensinar jovens sobre temas essenciais, como mudanças climáticas e conservação da biodiversidade.
Segundo Monalisa Oliveira, coordenadora ambiental do Projeto Grael, compartilhou a visão do projeto sobre o lançamento: “Esse cardápio digital representa uma verdadeira tecnologia social, onde cada atividade foi pensada para despertar a curiosidade das crianças e adolescentes sobre a natureza, a Baía de Guanabara, os animais e outros temas super importantes. Queremos que o aprendizado ambiental seja uma experiência prazerosa, capaz de criar um vínculo positivo entre eles e a natureza”.
O cardápio ambiental, que está disponível em formato digital e pode ser conferido após o preenchimento de um formulário no google docs através do deste link ,convida jovens e educadores a embarcarem em uma jornada de descoberta e aprendizado, incentivando um futuro mais sustentável e conectado com a conservação do meio ambiente.
Todas as atividades do Cardápio Digital Ambiental são utilizadas no dia a dia do Projeto Grael, onde, por meio de experiências práticas e interativas, os alunos exploram conceitos como conservação ambiental e cultura oceânica em atividades que integram a rotina educativa do projeto, transformando o aprendizado em vivência prática.
Uma das alunas do projeto, Ana Beatriz, de 12 anos, participou de uma das atividades e compartilhou sua experiência: “Foi muito legal porque a gente aprendeu e ainda descobriu como podemos ajudar a natureza”.