parabólica_siga_antenado

Foto/Divulgação

Famílias que utilizam parabólica tradicional precisam substituir equipamento pela versão digital; inscritos em programas sociais podem ter direito à substituição gratuita 

Quem utiliza a parabólica tradicional para assistir à TV precisa ficar atento: o sinal deste tipo de equipamento vai ser desligado, que significa que quem ainda utiliza esse tipo de antena para recepção de canais de TV precisa realizar a substituição para o modelo digital. Para aqueles que são beneficiários de programas sociais do Governo Federal (CadÚnico), a substituição pode ser 100% gratuita. No RJ, a expectativa é que cerca de 74 mil famílias ainda possam ser beneficiadas pelo programa.

É o que indica levantamento feito pela Siga Antenado, entidade não-governamental e sem fins lucrativos, responsável por apoiar a população na migração para o sinal digital. De acordo com essa estimativa, Arraial do Cabo, Belford Roxo, Carmo, Comendador Levy Gasparian, Duque de Caxias, Engenheiro Paulo de Frontin, Itaboraí, Itaguaí, Itaperuna, Macaé, Mangaratiba, Magé, Niterói, Rio de Janeiro e Resende se destacam entre os municípios que apresentam baixa procura por agendamentos. 

No entanto, famílias que utilizem a parabólica tradicional e sejam beneficiárias de programas sociais, de todos os municípios do estado, podem agendar o serviço. 

Até o momento, a previsão é que mais de 192,7 mil famílias sejam contempladas pelo programa. Dessas, cerca 118,3 mil já tiveram o kit instalado e outras 74 mil famílias ainda podem ter direito ao benefício. 

Quem pode ter direito à substituição gratuita

Podem ter direito ao kit gratuito com a nova parabólica digital famílias inscritas em programas sociais do Governo Federal (CadÚnico), que tenham a parabólica tradicional instalada e funcionando em casa. 

Quem já assiste à TV pelo sinal digital terrestre (antena espinha de peixe), pela parabólica digital, por streaming (internet) ou é cliente de TV paga, não precisa fazer nada, pois não sofrerá qualquer impacto pela mudança.

Como solicitar

Para saber quem tem direito ao kit com a nova parabólica digital, a população deve entrar em contato com a entidade por meio do site sigaantenado.com.br ou pelo telefone 0800 729 2404.  

Para agendar a troca, basta ter em mãos o número do CPF ou do NIS (Número de Identidade Social). Após a confirmação de que os critérios foram atendidos, será feito o agendamento para a ida do técnico à residência. O processo é totalmente gratuito, desde o agendamento até a instalação do equipamento na residência.

Sobre a Siga Antenado

Siga Antenado é o nome fantasia da EAF (Entidade Administradora da Faixa), criada por determinação da Anatel para apoiar a população durante a migração do sinal de TV utilizado pelas parabólicas tradicionais (Banda C) para o sinal das parabólicas digitais (Banda Ku).

Fonte: Rafel Mattos

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *