Após o mapeamento da pegada de carbono da escola, as emissões do Carnaval da Portela 2025 serão compensadas através de créditos de carbono
A Portela se uniu à TYR Energia para medir e compensar as emissões decorrentes de seu desfile na Marquês de Sapucaí, que em 2025 homenageia o cantor Milton Nascimento.
A escola fará a compensação de seu impacto não apenas no desfile propriamente, mas ao longo de todos os ensaios e atividades preparatórias do carnaval. A parceria com a TYR também inclui a migração da quadra da Portela para o mercado livre de energia: o consumo das instalações da escola passará a contar apenas com fontes de energia renovável, com medição de consumo em tempo real.
“Pensar na responsabilidade ambiental é fundamental para uma boa governança. As mudanças climáticas impõem que esta seja uma pauta de toda a sociedade, e as escolas de samba não podem ficar para trás. Para se manterem como um espetáculo representativo e socialmente valorizado, é necessário entendermos o
que acontece ao nosso redor, dialogando com os atores sociais que constroem o futuro”, disse o presidente da Portela, Fábio Pavão.
A TYR usa a ferramenta do Programa Brasileiro GHG Protocol GHG para fazer o mapeamento do impacto e medir a pegada de carbono, para poder compensar as emissões por meio da compra de créditos de carbono.
“A Portela é uma das escolas mais tradicionais do Carnaval carioca, sempre comprometida com a excelência. É fonte de inspiração permanente, através de seus sambas-enredos lendários e de artistas como Paulinho da Viola, Candeia e Monarco, entre outros. Ficamos muito honrados com a parceria nesse pioneirismo e
acreditamos que a Portela vai dar o exemplo no caminho da sustentabilidade, não só às demais escolas cariocas, mas a todo Carnaval brasileiro”, disse Eduardo Miranda, CEO da TYR.
Para o desfile de 2025, a Portela levará à Sapucaí o enredo “Cantar será buscar o caminho que vai dar no sol – Uma homenagem a Milton Nascimento”.
Sobre a TYR – Fundada em 2018, a TYR é pioneira no mercado livre de energia no estado do Rio de Janeiro e atende empresas de diversos setores, como supermercados, shopping centers, condomínios, hospitais e postos de combustíveis. Atualmente, a empresa carioca está presente em mais de 37 cidades brasileiras, em diversas regiões do país.
Fonte: Beatriz Bradley Moreira