DSC_9760 Ca

Foto/Divulgação

Alunas que passaram por tratamento oncológico são as estrelas do dia 
A Secretaria de Desenvolvimento Social e Direitos Humanos, por meio do Programa Empoderadas, realizou o evento “Chic é Ser Empoderada”, nesta quinta-feira (03), com ações de resgate da autoestima de mulheres assistidas pelo programa que já passaram pelo câncer de mama e roda de conversa com especialistas.
Cinco mulheres beneficiadas pelos atendimentos psicológico, jurídico e de serviço social do Empoderadas foram as grandes estrelas de uma sessão de fotos realizada pela manhã na Casa G20 Brasil, sediada na Casa de Cultura Laura Alvim.
 
Cristiane Elena, de 42 anos, atualmente faz atendimento psicológico individual e em grupo por meio do programa e dividiu a importância do diálogo no seu processo atual de tratamento, o seu terceiro contra o câncer. Cristiane já enfrentou a doença nos seios e no útero. 
– Esse dia para mim é um bálsamo, está sendo restaurador. Tenho muita gratidão por todos aqui e sei que toda equipe do Empoderadas é muito importante pra todas pacientes oncológicas aqui hoje – Cristiane Elena, assistida pelo Empoderadas.
Especialistas e jornalista paciente oncológica participam de roda de conversa
O evento contou ainda com uma roda de conversa sobre a Campanha Outubro Rosa, formada pela subsecretária de Promoção, Defesa e Garantia dos Direitos Humanos, Aline Forasteiro; pela superintendente de Empoderamento e Equidade de Gênero, Erica Paes; pelo oncologista e coordenador de Assistência do Instituto Nacional do Câncer, Dr. Gélcio Mendes; pela psicóloga do Programa Empoderadas, Keyla Pereira e a jornalista e paciente oncológica, Gabriela David.
– Uma grande parcela das mulheres que são diagnosticadas com câncer são abandonadas pelos parceiros durante o tratamento, e nosso papel é oferecer o acolhimento que elas precisam. O compromisso do Empoderadas é com a vida de todas mulheres – disse Erica Paes.
Gabriela David, jornalista da Globonews, descobriu o câncer de mama por meio do autoexame em 2023 e dividiu com o público o ponto de vista das pacientes diante da doença. 
Foto/Divulgação
– Nada é definitivo! O câncer me jogou no fundo do poço. Mas tiveram algumas pessoas que me deram a mão para eu estar aqui. Sou paciente oncológica metastática desde dezembro de 2023. Descobri o câncer depois de amamentar meu filho, o João. Eu senti o nódulo, o autoexame me salvou. A doença não me define!- afirmou Gabriela.
Programa Empoderadas
O Programa Empoderadas, da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Social e Direitos Humanos, foi criado em 2019 como uma das iniciativas do Programa Estadual de Enfrentamento ao Feminicídio no Estado do Rio de Janeiro. A iniciativa busca cumprir os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da ONU promovendo a igualdade de gênero. Já são mais de 64 polos em todo o estado do Rio de Janeiro que oferecem treinamento em técnicas de desvencilhamento à violência física contra meninas e mulheres, além da identificação dos sinais de violência nas situações do cotidiano. Sua metodologia é baseada na prevenção e composta por profissionais preparados para a escuta ativa e acolhimento de mulheres vítimas de violência. A partir da inserção no programa, a aluna tem acesso a uma rede multidisciplinar de acolhimento, cujo objetivo é apoiar em todas as esferas, seja social, jurídica ou psicológica, incluindo a promoção de cursos profissionalizantes que viabilizem a independência financeira delas.
Fonte:Núcleo de Comunicação de Interior

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *