Profissionais raízes do teatro de Niterói, atores e atrizes, produtores, diretores da Associação do Trabalhadores de Artes Cênicas (Atacen), declararam apoio ao candidato Rodrigo Neves para prefeito de Niterói. O movimento ocorreu, no dia 30/9, no clube Gragoatá, durante encontro de lideranças representativas de vários segmentos da área empresarial, política, esporte, cultural e da educação, com o vereador Luis Carlos Gallo.
Na ocasião, os profissionais de Teatro da cidade entregaram ao vereador Gallo um documento de propostas prioritárias para a classe teatral da cidade, entre outras: Criação de uma Coordenação de Arte Cênica, no orgonograma da Cultura; calendário de pautas nos teatros públicos para as companhias de Niterói; fim da taxas de cobrança para apresentações no Municipal, Sala Nelson Pereira dos Santos e Teatro Niemeyer; realizações do Ciclo de Leitura dramatizada e mostras festivais de teatro; definição de locais para ensaios. Este documento será entregue ao candidato a prefeito Rodrigo Neves pelo vereador Luis Carlos Gallo.
Os profissionais de Teatro lembraram que o vereador Gallo é autor da lei que permite que as companhias de teatro na cidade façam divulgação com banners e folhetos no Campo de São Bento e de uma lei que atende os artistas da cidade nos centros culturais públicos do município.
Para os artistas presentes, Rodrigo Neves, quando prefeito, inaugurou a Sala Nelson Pereira dos Santos, ampliou o Projeto Aprendiz, reabriu o Caminho Niemeyer e na pandemia da covid, ajudou financeiramente as pequenas e médias empresas e as categorias dos taxistas e artistas da cidade.
Os profissionais de teatro, presentes, declararam apoio a Rodrigo Neves para prefeito, que receberá o documento pelas mãos do vereador Gallo.
Estiveram presentes os diretores e atores de Niterói, Elyzio Falcato, Luciana Almeida, Breno Ludgren, Claudio Vieira, Orlando Junior, Mário Sousa, Ana Beatriz, Cezar Cavalcanti, Eliza Sauerbron, Amanda Santos, Marcos Hazech, Luna e Ricardo Sanfer, que é candidato a presidência da Atacen, que justificou sua ausência mas apoia o movimento.
O vereador Gallo, emocionado, lembrou sua trajetória de vida e se comprometeu mesmo sendo mais presente na área do Esporte defender as causas da classe teatral de Niterói.
Gallo disse que dedicou sua parte da vida ao esporte como vereador e atleta, ressalto que a política é macro e por isso deve está atento a todos movimentos da cidade, como esporte, educação e cultura. “Na cultura, acrescentou, vou me dedicar para que a classe artística, no caso, hoje aqui, a classe teatral, muito representativa na cidade.”
Fonte: Ascom/RN