Festival, que terminou hoje, 28.09, recebeu um público de mais de 30 mil pessoas, com participação de 140 palestrantes que abordaram temas como o futuro do trabalho, tecnologia, empreendedorismo, sustentabilidade, entre outros.
Dez novas opções de cursos de Tecnologia foram apresentadas pelo Senac RJ no evento, entre eles 4 voltados para Inteligência Artificial. As novidades têm chancela de big techs
Chegou ao fim neste sábado, 28 de setembro, a segunda edição do Senac Rio Summit, festival gratuito de tecnologia, inovação e inclusão voltado para jovens fluminenses. Mais de 30 mil pessoas passaram pelo Expomag, na Cidade Nova, nos quatro dias de evento. Realizado pelo Senac RJ, em parceria com o Sebrae Rio, a iniciativa contou com palestras, painéis, debates e espaços de experimentação, além do lançamento de cursos como o Ensino Técnico Integrado ao Médio e do novo portfólio de Tecnologia do Senac RJ.
Foram mais de 30 horas de programação, 112 palestras de mais de 140 grandes nomes de diversas áreas, que falaram com os participantes sobre temas como o futuro do trabalho, inteligência artificial, mercado profissional, olimpíadas, mulheres na tecnologia, dados, educação, saúde turismo, gastronomia, empreendedorismo, sustentabilidade, cibersegurança, animação 3D, entre vários outros. O evento também contou com espaços de experimentação e intervenções artísticas.
Quase 300 caravanas do Senac RJ, do Sebrae Rio e das secretarias Estadual e Municipal de Educação levaram mais de 10.500 pessoas ao Senac Rio Summit, tanto da região metropolitana e de cidades como Nova Friburgo, Três Rios, Valença, Cabo Frio e Cachoeiras de Macacu.
Novos cursos de Tecnologia
Durante o Senac Rio Summit, o Senac RJ lançou seu novo portfólio de cursos de Tecnologia da Informação do Senac RJ atualizado e alinhado com as demandas do setor, mantendo sempre a parceria e a chancela de Big Techs, como AWS, Google, Microsoft, Semantix e Cisco. São 10 novos cursos, com opções tanto para ingressantes quando para profissionais da área de TI.
Apenas na área de Inteligência Artificial, são quatro novidades: Inteligência Artificial Sem Mistério: Turbinando sua Produtividade e Inteligência Artificial: Muito Além do Prompt, ambos em parceria com a Semantix; Programador Front-End com IA e Inteligência Artificial com Azure, em parceria com a Microsoft.
Outras novidades na área de Tecnologia da Informação no Senac RJ são Banco de Dados, em parceria com a Oracle, Google Cloud Foundations, em parceria com a Google, Microsoft Power Platform, Ciber Segurança e Formação Cisco CCNA V.7, em parceria com a Cisco, além de AWS – Re/Start.
As novas ofertas se somam ao amplo portifólio que o Senac RJ já oferecia, com cursos voltados para o mercado de trabalho. Entre eles, Excel, Power BI, Analista de Dados, Programador Full Stack Java e .Net, Programação em Python e PHP, Desenvolvedor Back-end Java e .Net, Programação Mobile, Formação em Infra e Redes, Informática Fundamental e Informática para a Melhor idade. As aulas são ministradas em diversas unidades de todo o estado em laboratórios equipados com computadores de última geração ou no formato remoto (online), com instrutores em tempo real.
Fotos/Divulgação
Sobre o Senac RJ
Há 78 anos o Senac RJ atua na profissionalização de mão de obra para o setor do Comércio de Bens, Serviços e Turismo no Estado do Rio de Janeiro. A instituição de ensino investe fortemente em inclusão social por meio de capacitação para o mercado de trabalho e é reconhecida como referência na oferta de cursos profissionalizantes.
A entidade faz parte do Sistema Fecomércio RJ, principal responsável por viabilizar, em 2023, o Web Summit Rio, um dos mais importantes eventos de Tecnologia, transformação digital, empreendedorismo e inovação do mundo. Em setembro, pormove o Senac Rio Summit, festival de tecnologia e inovação, totalmente gratuito, voltado para jovens de baixa renda. O Senac RJ também participa, anualmente, do Hacking.Rio, maior maratona de programação latino-americana. Além disso, firmou parceria com Transfero e Serratec, referências de empregabilidade no mercado de trabalho de Tecnologia.
Fotos/Divulgação
Fonte: Patricia Diniz