Feira de Tradições Nordestinas - Detran (2)

Feira de Tradições Nordestinas - Fotos/Divulgação: Alexandre Simonini/ Detran.RJ

Frequentadores de restaurantes foram convidados a fazer o teste para entender os perigos de dirigir sob efeito de álcool

Neste sábado (21/9), como parte da programação educativa da Semana Nacional de Trânsito, o Detran.RJ realizou a ação “Sopro pela Vida” na Feira de Tradições Nordestinas, em São Cristóvão, em parceria com a Operação Lei Seca. No horário do almoço, das 13h às 15h, os frequentadores dos bares e restaurantes foram convidados a soprar o bafômetro e a passar por um circuito de cones usando óculos especiais que simulam os efeitos da ingestão de álcool na direção de veículos, com o objetivo de conscientizá-los a não dirigir após beber.

O coordenador de Educação para o Trânsito do Detran.RJ, Marcus Moreira, disse que o objetivo foi mostrar aos frequentadores da feira, principalmente os que estavam bebendo durante o almoço, os perigos de sair dali dirigindo sob efeito do álcool. Durante o ano inteiro, mas especialmente durante a Semana Nacional de Trânsito (18 a 25 de setembro), o Detran.RJ procura conscientizar os motoristas para a necessidade de mudança de comportamento ao volante, com o objetivo de evitar acidentes.

Feira de Tradições Nordestinas – Fotos/Divulgação: Alexandre Simonini/ Detran.RJ
“Dirigir sob efeito de álcool coloca vidas em risco. Escolha a responsabilidade, escolha a vida. Um minuto de escolha errada pode causar uma vida inteira de arrependimento. Se beber, não dirija”, disse Moreira.

A advogada Deborah Torres, que soprou o bafômetro durante o almoço em família, aprovou a ação educativa: “É preciso conscientizar os motoristas de que álcool e direção não combinam. O número de acidentes está muito alto, e só com educação essa situação pode melhorar”, disse ela. “Aqui na minha mesa, elegemos uma pessoa para não beber e ficar responsável por levar todo mundo para casa”.

Feira de Tradições Nordestinas – Fotos/Divulgação: Alexandre Simonini/ Detran.RJ
Fábio Ferreira, de 34 anos, foi para a Feira de São Cristóvão dirigindo o próprio carro e estava bebendo cerveja com um amigo. O bafômetro, claro, deu positivo. “Vou deixar o carro aqui e vou embora no carro de aplicativo”, disse ele, constrangido. Mesmo assim, aprovou a ação educativa e reconheceu que a Operação Lei Seca é importante para a sociedade.

A aposentada Rosângela Castro, que também passou pelo teste do bafômetro, disse achar que a educação para o trânsito é a única saída para reduzir o número de acidentes e de vítimas. “É um absurdo beber e sair dirigindo, porque tira a vida de pessoas inocentes”, afirmou ela.

Dia Mundial Sem Carro

Neste domingo (22/9), é celebrado o Dia Mundial Sem Carro. Em diversas cidades do mundo, serão realizadas atividades que levem aos cidadãos a experimentar formas alternativas de mobilidade, mostrando que é possível se locomover pela cidade sem usar o automóvel. O objetivo do Dia Mundial Sem Carro é estimular uma reflexão sobre o uso excessivo do automóvel, em defesa do meio-ambiente e da qualidade de vida nas cidades.

Na segunda-feira, dia 23, como parte da Semana Nacional de Trânsito, o Detran.RJ vai realizar, em parceria com o Corpo de Bombeiros, uma simulação de acidente de trânsito e de socorro às vítimas na Avenida Presidente Vargas, no Centro do Rio. A concessionária Ecoponte também participará do evento, convidando cidadãos a passar pela experiência no simulador de impacto em colisões. E os condutores poderão usar os óculos especiais que simulam os efeitos do uso de álcool e drogas. A ação acontecerá em frente ao prédio do Detran.RJ, das 10h às 12h.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *