Os alunos assistiram vídeos e palestras com as educadoras do Detran.RJ, além de participar de uma atividade com música comandada por Natinho Batera, maestro do Coral Canta Detran.RJ. As informações de como dirigir com consciência, respeitar os sinais de trânsito e as leis foram transmitidas às crianças de forma interativa, através de música e brincadeiras.
Para Enza Taddei Hernandez, da Coordenadoria para Educação no Trânsito do Detran.RJ, apresentar conceitos sobre as leis do trânsito para crianças é muito importante para a promoção da paz em nossas ruas e avenidas. “Quando mostramos a importância de respeitar sinais, faixa de pedestres e todas as leis, fazemos com que as crianças virem multiplicadoras da educação no trânsito junto a seus familiares. É uma forma de educar para preservar vidas”, ressaltou ela.
A coordenadora-geral do Cefal, Monique Rocha, explicou que a educação no trânsito, principalmente na Semana Nacional em que se discute o assunto, é uma rotina na escola há anos. Segundo ela, a participação da Coordenadoria de Educação para o Trânsito do Detran.RJ aprimorou esse trabalho.
“Aqui nós sempre destacamos para os alunos a importância de respeitar as leis do trânsito. Trabalhamos de forma lúdica junto às crianças, para que elas levem esses conceitos aos pais. A participação da equipe do Detran agregou ao trabalho que estamos desenvolvendo”, disse Monique.Durante a Semana Nacional de Trânsito 2024, cujo tema é “Paz no trânsito começa por você”, o Detran.RJ programou diversas atividades, como palestras em empresas, escolas e ações educativas de trânsito, na Ponte Rio-Niterói e em outros pontos da cidade. Toda a programação foi planejada para mobilizar a sociedade para um trânsito mais seguro.
Nesta sexta-feira, será a vez da Escola Municipal Santos Dumont, em Marechal Hermes, Zona Norte do Rio, receber a atividade “Brincando e aprendendo com o trânsito”, com palestras e exibição de desenhos animados com conteúdo educativo. Às 17h, será ministrada a palestra “Trânsito Responsável – Desmistificando a prova prática” no Centro de Formação de Condutores Mafra, em Campo Grande, na Zona Oeste do Rio.