Gestão Escolar para o futuro_1

Foto/Divulgação: Sandra Barros

Evento reuniu gestores escolares de todo o estado para debater sobre práticas e modelos de gestão
Uma oportunidade enriquecedora para compartilhar experiências, conhecer tendências e debater estratégias para uma gestão escolar eficaz e alinhada com as necessidades do século 21. Esse foi o foco do seminário ‘Gestão Escolar para o futuro: tendências e desafios’, promovido pela Secretaria de Estado de Educação do Rio de Janeiro (Seeduc-RJ), em parceria com a Firjan Sesi, nesta quarta-feira (18/09), no ExpoMag, na Cidade Nova, região central da cidade do Rio.
– Para nós, é muito importante esse momento olho no olho, de troca intensa de experiências, de aprendizagens, de conhecimento. Esse encontro veio para nos convidar para um desafio especial, para reconstruirmos a história da qualidade do ensino do estado do Rio de Janeiro – destacou a secretária de Estado de Educação, Roberta Barreto, na abertura do seminário.
O evento reuniu mais de 1.500 educadores, entre representantes das diretorias regionais de todo o estado, além de diretores escolares, coordenadores, agentes e diversas lideranças da educação fluminense, e teve como objetivo discutir e refletir sobre as práticas e modelos de gestão escolar, que visam preparar as escolas para os desafios e oportunidades do futuro, agregando conhecimentos valiosos para aprimorar a
gestão escolar e contribuir para o avanço da educação no estado do Rio de Janeiro. 
– Estou começando a minha caminhada na direção, e é de suma importância ter esse momento de troca, com foco na educação. Viemos aqui para crescer, para que a gente faça nosso trabalho brilhar um pouco mais. Levar a experiência das escolas maiores com gestores com mais tempo de caminhada é muito produtivo – declarou Roberta Kelly do Nascimento Azevedo Rodrigues, diretora recém-eleita do Colégio Estadual Indaiaçu, de Casemiro de Abreu, na Região Serrana do estado.
A ação também contou com palestras de grandes lideranças da área, como os professores Antônio Nóvoa, reitor honorário da Universidade de Lisboa e candidato à presidência de Portugal em 2016, reconhecido internacionalmente como um grande pensador da educação; José Motta, pesquisador, consultor, palestrante, autor e entusiasta em Metodologias Ativas de Aprendizagem e Tecnologias Educacionais; e Júlio Furtado, idealizador do Canal Sala dos Professores no Youtube.
– Escola é um lugar de estudo, de pesquisa, de curiosidade, onde os alunos vão para construir seus próprios conceitos. O ensino não pode ser feito apenas dentro das disciplinas, mas a aprendizagem significativa exige a convergência de saberes e conhecimentos, em um trabalho colaborativo em torno de novas propostas e experiências pedagógicas – afirmou o professor Antônio Nóvoa.
Durante o seminário, foi destacada a importância de uma gestão escolar alinhada com as demandas atuais e futuras da educação, buscando modelos que priorizem o desenvolvimento contínuo, a superação de desafios e a inovação constante.
– Alunos e professores devem entrar na sala de aula com brilho nos olhos. É importante que seja o ambiente em que todos tenham certeza de que coisas espetaculares possam acontecer. E o lugar do professor não deve ser entre o quadro e os alunos e, sim, entre os estudantes– disse o professor José Motta.
Foto/Divulgação: Sandra Barros
Ainda no evento, foi lançado o Prêmio Firjan Sesi Seeduc – Combate à Evasão no Ensino Médio, que tem como principal objetivo incentivar as escolas estaduais a desenvolverem ações que contribuam para a redução da taxa de abandono escolar, reconhecendo o trabalho dos educadores que se dedicam a garantir o acesso à educação de qualidade para todos. Também foi apresentada uma introdução bem clara de um trabalho muito importante a ser desenvolvido pela rede: a organização de uma pesquisa socioemocional, realizada em colaboração com a Fundação de Apoio à Pesquisa, Ensino e Assistência (Funrio), da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro.
– Há 31 anos, estou na direção do Ciep Nação Goitaca. Ajudei a implantar essa unidade desde o início, recebendo todas as chaves. Coloquei todo o mobiliário nos lugares. E estar neste seminário foi muito gratificante pra mim. E estar envolvida com a educação me faz um bem muito grande, porque a gente tem que estar sempre inovando, renovando, aprendendo no dia a dia. São 57 anos de trabalho, sendo 47 na rede pública estadual. E me dou totalmente, pois confio em nossa educação – concluiu a diretora Lourdes Bernadete Ribeiro Costa.
Um dia repleto de informações e interações, contribuindo para a construção de um sistema educacional mais inclusivo e eficiente, estimulando o gestor escolar e capaz de atender às necessidades dos estudantes, preparando assim os jovens para os desafios do século 21.
Fonte:  Seeduc-RJ

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *