A Superintendência Estadual do Ministério da Saúde no Rio de Janeiro (SEMS/RJ) promoverá o evento “Desafios e Oportunidades do Complexo Econômico-Industrial da Saúde (CEIS)”. A palestra será ministrada pelo secretário de Ciência, Tecnologia, Inovação e do CEIS, Carlos Gadelha, uma das principais autoridades no tema no Brasil.
A conferência será realizada no dia 16 de setembro (segunda-feira), às 10 horas, no auditório da SEMS/RJ (Rua México, 128, Centro, Rio de Janeiro).
A recente pandemia de COVID-19 evidenciou a necessidade de um sistema de saúde robusto e autossuficiente, para responder de forma ágil a crises sanitárias globais. Para isso, o fortalecimento da capacidade produtiva nacional e o estímulo à inovação tecnológica são fundamentais.
Planejado pelo Ministério da Saúde, o Complexo Econômico-Industrial da Saúde busca integrar o desenvolvimento econômico e industrial ao sistema de saúde, promovendo uma sinergia entre a produção de insumos, medicamentos, equipamentos e a prestação de serviços de saúde.
Ao fomentar o desenvolvimento de uma base produtiva e tecnológica nacional, o Brasil pode não apenas melhorar seu sistema de saúde, mas contribuir ainda para a redução das desigualdades sociais e regionais, promovendo o desenvolvimento inclusivo.
Desta forma, o Complexo Econômico-Industrial da Saúde é visto como pilar fundamental para o fortalecimento da soberania nacional em saúde, capaz de alavancar o crescimento econômico com inclusão social e justiça sanitária.
A área da saúde também é um campo estratégico para o desenvolvimento do estado, com o Complexo Econômico-Industrial da Saúde contribuindo para o crescimento econômico e o bem-estar social no Rio de Janeiro. Incentivar atividades indutoras é crucial para diversificar a economia e atrair novos investimentos, colocando o estado do Rio em uma nova rota de desenvolvimento.
Palestra:
Desafios e Oportunidades do Complexo Econômico-Industrial da Saúde
Convidado:
Secretário de Ciência, Tecnologia, Inovação e do CEIS, Carlos Gadelha
Dia: 16 de setembro (segunda-feira)
Horário: 10h
Fonte: Ascom/MS