art metal

Art Metal | Projeto Clássicos de Câmara. Foto/Divulgação

Grupo Art Metal comemora 30 anos no Projeto Clássicos de Câmara

Comemorando 30 anos de existência, o grupo Art Metal se apresenta na Sala Carlos Couto na quarta-feira, 11 de setembro, às 18h. A apresentação integra o projeto Clássicos de Câmara, que acontece semanalmente em diferentes espaços culturais de Niterói.

Formado por Jessé Sadoc, trompete; Wellington Moura, trompete; Eliézer Conrado, trompa; João Luiz Areias, trombone; Eliezer Rodrigues, tuba, o Art Metal Quinteto é um raro exemplo de longevidade na música de câmara de nosso país. Desfruta a reputação de ser um dos melhores quintetos de metais do Brasil e é reconhecido pela sua virtuosidade, carisma e dedicação em expandir o repertório brasileiro para esta formação.

O primeiro Cd do grupo, Da Renascença ao Jazz – Velas, 1995 – foi aclamado pelo jornal O Estado de S. Paulo, como o melhor lançamento instrumental do ano. Em janeiro de 2000, em parceria com a Banda Anacleto de Medeiros, lançou o CD Sempre Anacleto (Kuarup, 2000), inteiramente dedicado à obra de Anacleto de Medeiros, um dos pilares da música brasileira e um dos primeiros compositores a escrever para banda no Brasil. Este Cd teve enorme repercussão na imprensa, tendo matérias publicadas nos principais jornais do Brasil. Em 2008 lançaram “Dezenovevinteeum” que resgatou a trajetória dos instrumentos de metal, na história da música brasileira. Finalmente em 2013, ‘Henrique Ales de Mesquita- Músico do império do Brasil”

Art Metal | Projeto Clássicos de Câmara. Foto/Divulgação

Em sua clara opção pela divulgação da música brasileira escrita para instrumentos de metais, o Art Metal Quinteto tem apresentado ao público brasileiro o resultado de um intenso trabalho de pesquisa sobre o tema. Neste sentido, destaca-se o levantamento das obras de compositores amazônicos do início do século XIX, como Meneleu Campos, Henrique Gurjão,Teóphilo Magalhães, Cincinato Ferreira Jr, Ernesto Dias e outros.

SERVIÇO

Art Metal | Projeto Clássicos de Câmara

Data: 11 de setembro

Horário: 18 horas

Classificação etária: Livre

GRATUITO

Local: Sala Carlos Couto – Anexa ao Theatro Municipal de Niterói

Endereço: Rua XV de Novembro, 35, Centro, Niterói

 

Biblioteca Parque de Niterói promove oficina gratuita de roteiros

A partir de 12 de setembro, a Biblioteca Parque de Niterói promove oficina de escrita de roteiros com o produtor cultural José Geraldo Demezio. Os encontros serão às quintas-feiras, às 15h, até dezembro.

A Oficina visa desenvolver habilidades de escrita para roteiros e criar roteiros originais para cinema, televisão, teatro e outros formatos. A partir da leitura de livros, artigos e vídeos sobre escrita, além de exemplos de roteiros, os alunos serão incentivados a desenvolver suas habilidades. Ao final, os encontros resultarão na criação de um roteiro e possível apresentação dos resultados.

Tópicos como estrutura e formato, criação de personagens e cenários, técnicas de construção de narrativa e criação de cenas, serão apresentados aos alunos de forma técnica e prática. O projeto será finalizado com cada participante escrevendo um roteiro, além da leitura e discussão sobre os resultados apresentados.

A oficina será conduzida pelo produtor cultural, diretor e professor de teatro José Geraldo Demezio, coordenador da escola de teatro Oficina Social de Teatro e diretor de mais de 100 espetáculos amadores e profissionais, além de gestor cultural de atividades ligadas à sua produtora cultural, a Oficina Social Produções Artísticas.

O projeto é gratuito, com classificação etária de 16 anos, se inicia em 12 de setembro e se estende até dezembro, às quintas-feiras, na Biblioteca Parque de Niterói. Para mais informações, entrar em contato pelo e-mail bibliotecaparqueniteroi@gmail.com

Foto/Divulgação

SERVIÇO

Oficina de escrita de roteiro com José Geraldo Demezio

Datas: Quintas-feiras, de setembro a dezembro de 2024.

Horário: 15h

Oficina gratuita

Classificação etária: 16 anos

Local: Biblioteca Parque de Niterói

Endereço: Praça da República, s/n, Centro, Niterói.

 

Biblioteca Parque de Niterói recebe roda de conversa sobre Mário Quintana

Projeto Literatura na Varanda promove roda de conversa sobre Mário Quintana na Biblioteca Parque de Niterói

No sábado, 14 de setembro, às 11h, a Biblioteca Parque de Niterói recebe roda de conversa sobre o poeta, tradutor e jornalista brasileiro Mário Quintana. Sua vida e obra será apresentada pela professora e autora Ana Luísa Magalhães.

Mário Quintana (1906-1994), foi considerado um dos maiores poetas do século XX. Mestre da palavra, do humor e da síntese poética, em 1980 recebeu o Prêmio Machado de Assis da ABL e, em 1981, foi agraciado com o Prêmio Jabuti.

A roda de conversa é realizada pelo projeto Literatura na Varanda, criado em 2008 e idealizado por Tânia Ribeiro Roxo. O projeto vem produzindo saraus, feiras literárias, rodas de conversa e antologias com autoras em Niterói ao longo de sua trajetória.

Mario Quintana. Foto/Divulgação

SERVIÇO

Literatura na Varanda – Vida e Obra de Mário Quintana

Data: Sábado, 14 de setembro de 2024

Horário: 11h

Entrada gratuita

Classificação etária: 12 anos

Local: Biblioteca Parque de Niterói

Endereço: Praça da República, s/n, Centro, Niterói

 

Biblioteca Parque de Niterói recebe curso da UFF sobre a poetisa Gilka Machado

 

Em parceria com o Laboratório de Pesquisa Brasil Republicano, do programa de pós graduação de História da UFF, a Biblioteca Parque de Niterói promove no próximo sábado, 14 de setembro, às 10h30, o minicurso “Erótico e escrita feminina: a poetisa carioca Gilka Machado (1893-1980)”.

O mini curso analisará a vida e as poesias da escritora carioca Gilka Machado, polêmica por sua escrita erótica, e debaterá a autoria feminina no Brasil do início do século XX, com o objetivo de pensar as diferentes possibilidades de atuação das mulheres brasileiras. A aula será ministrada pela Mestra e doutoranda pelo PPGH-UFF, Bárbara Freixo.

O minicurso faz parte do Ciclo de Palestras do Brasil Republicano, organizado pelos professores Karla Carloni e Renato Coutinho, do Programa de Pós-Graduação de História da UFF e do Laboratório de Pesquisa Brasil Republicano. Os encontros são gratuitos e acontecem uma vez ao mês, na Biblioteca Parque de Niterói.

Gilka Machado. Foto/Divulgação

SERVIÇO

Minicurso “Erótico e escrita feminina: a poetisa carioca Gilka Machado (1893-1980)”, com Bárbara Freixo.

Data: Sábado, 14 de setembro de 2024

Horário: 10h30

Atividade gratuita

Local: Biblioteca Parque de Niterói

Endereço: Praça da República, s/n, Centro, Niterói

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *