O mês de setembro ficou marcado por dar visibilidade às questões ligadas à saúde mental. É nesse período que se inicia o “Setembro Amarelo”, uma campanha de conscientização e prevenção ao suicídio que, desde 2015 no Brasil,visa quebrar tabus, reduzir estigmas e estimular que as pessoas procurem e ofereçam ajuda.
Segundo estudo realizado pela Unicamp, 17% dos brasileiros, em algum momento, pensaram seriamente em dar um fim à própria vida e, desses, 4,8% chegaram a elaborar um plano para isso.
Na vanguarda dessa luta, a ViV Saúde Mental e Emocional, o maior grupo de saúde mental do Brasil e que cuida do paciente desde a consulta ambulatorial até a internação integral, destaca a necessidade de ir além do atendimento médico tradicional. É preciso buscar uma abordagem abrangente e colaborativa para tratamento e diagnóstico de distúrbios mentais.
O atendimento multidisciplinar, que envolve a sinergia entre profissionais de diferentes áreas, como psicólogos, psiquiatras, assistentes sociais, terapeutasocupacionais e enfermeiros, promove um cuidado integral e personalizado que permite ajustes constantes no tratamento, adaptando-o conforme as necessidades que vão surgindo.
Nesse contexto, o autocuidado também ocupa um papel fundamental. Dar valor aos prazeres da vida como passear com seu cachorro, ir ao cinema, à praia ou até mesmo fazer um curso de pintura, pode ajudar os níveis de estresse e ansiedade.
“A saúde mental é tão essencial quanto a saúde física, e ambas requerem um cuidado atento e multidisciplinar. Quando unimos diferentes especialidades,conseguimos não apenas tratar, mas também prevenir e oferecer suporte integral a cada indivíduo. Nosso compromisso é ‘elevar a vida ao seu melhor’, proporcionando bem-estar em todos os aspectos”, ressalta Pedro Calandrino, CEO da ViV.
Sobre a ViV Saúde Mental e Emocional
A ViV Saúde Mental e Emocional é o maior grupo de saúde mental do Brasil, que oferece tratamento da baixa à alta complexidade e, cuidados personalizados com o propósito de melhorar a qualidade de vida de seus pacientes.
Presente em cinco estados do país (Rio de Janeiro, Minas Gerais, Santa Catarina, Paraná e Espírito Santo) e com cinco instituições (Clínica da Gávea, Instituto São José, Vila Verde, Cadmo e Green House), a missão da ViV é elevar a vida ao seu melhor e integrar os lados físico, mental e social de cada paciente, com uma
abordagem baseada no equilíbrio entre o científico e a sensibilidade humana. Busca ser reconhecida como uma rede de excelência assistencial para saúde mental e emocional, contribuindo para redução do estigma no Brasil.
Fonte: Carla de Azevedo, Carolina Motta, Fernanda Marques e Stefany Oliveira
Assessoria de Imprensa da ViV Saúde Mental e Emocional