Objetivo foi alinhamento estratégico de segurança para as Eleições 2024
O presidente do Tribunal Regional Eleitoral do Rio de Janeiro (TRE-RJ), desembargador Henrique Carlos de Andrade Figueira, reuniu-se com a cúpula da Polícia Militar para uma reunião de alinhamento da segurança do processo eleitoral, nesta quarta-feira (4), no Quartel General da Polícia Militar, no Centro do Rio. Os secretários estaduais de Segurança, Victor Cesar Carvalho dos Santos, e de Polícia Militar, coronel Marcelo de Menezes Nogueira participaram do encontro.
O desembargador Henrique Figueira abriu a atividade com uma análise sobre o ambiente das ruas neste início de campanha eleitoral. “Os recentes casos de violência envolvendo candidatos e cabos eleitorais demonstram, a importância do papel da Polícia Militar, que estão nas ruas, realizando esse trabalho ostensivo”, afirmou o presidente uma plateia com cerca de 200 pessoas, formada por comandantes de comandos intermediários, de batalhões e de Unidades de Polícia Pacificadora (UPPs).As alterações dos 444 locais de votação, em especial, os 53 alterados por questões de segurança, foram destacadas pelo desembargador Henrique Figueira e detalhadas pelo coordenador de Inteligência e Segurança Institucional do TRE-RJ, coronel Claudio Eduardo Lopes de Oliveira.
O juiz auxiliar da Presidência do TRE-RJ e coordenador do Núcleo de Fiscalização da Propaganda Eleitoral (NFPE), Bruno Rulière, enfatizou a relevância do alinhamento com todas as instituições envolvidas e informou que está à disposição para dúvidas e orientações. A Polícia Militar atua em todo o processo eleitoral, auxiliando as equipes de fiscalização da propaganda eleitoral no estado.
Ao final da reunião, o secretário de Estado da PM, coronel Marcelo de Menezes, fez um pedido a todos os comandantes. “Faço um apelo aos senhores para que haja total engajamento da instituição com o objetivo de garantir um pleito seguro e assegurar a vontade do eleitor”, concluiu.
O desembargador Henrique Figueira fechou o encontro otimista. “Tenho certeza que, com o comprometimento da corporação e dos demais envolvidos, realizaremos a eleição com a mais completa tranquilidade possível”, concluiu.
Essa foi a segunda agenda externa do presidente do TRE-RJ na semana dedicada à segurança pública. Na segunda-feira (2), o desembargador Henrique Figueira recebeu no Palácio da Democracia representantes de partidos políticos e cobrou que as legendas participem do enfrentamento à violência política.
A Polícia Militar integra o Gabinete Extraordinário de Segurança Institucional do TRE-RJ, criado para prevenir e reprimir crimes eleitorais. Também integram a coalizão o Comando Militar do Leste do Exército Brasileiro, a Polícia Federal, a Polícia Rodoviária Federal, as Polícias Civil e Penal do Rio de Janeiro e a Guarda Municipal do Rio de Janeiro.
Além das forças de segurança, participam do gabinete a Procuradoria Regional Eleitoral, o Tribunal Regional Federal da 2ª Região, o Ministério Público do Rio de Janeiro e o Ministério Público Federal.