Parceria abrange diversos eixos de atuação, favorecendo a cultura do respeito nas empresas públicas, da igualdade, segurança psicológica e melhores condições de trabalho
A CAIXA firmou, nesta quarta-feira (4), um Pacto pela Diversidade, Equidade e Inclusão com o Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos. A assinatura do compromisso público compreende outras empresas estatais e tem como objetivo o fortalecimento desses valores, além da promoção de uma cultura de respeito nas organizações, do bem-estar dos trabalhadores, valorização das diferenças, com maior segurança psicológica nos ambientes de trabalho, entre outras ações de impacto positivo na sociedade.
O evento de assinatura foi realizado em Brasília (DF) e contou com a presença dos ministros: Esther Dweck (Gestão e da Inovação em Serviços Públicos); Anielle Franco (Igualdade Racial), Silvio Almeida (Direitos Humanos e da Cidadania); Sônia Guajajara (Povos Indígenas do Brasil); Vinicius Marques de Carvalho, (Controladoria-Geral da União); além do presidente da CAIXA, Carlos Vieira, e de demais autoridades e presidentes de estatais.
Além disso, o banco se beneficia do acordo por meio das ações de promoção da diversidade, que favorecem a formação de um clima organizacional favorável ao desenvolvimento profissional, com mais criatividade e inovação nas atividades.
Entre as propostas do Pacto pela Diversidade, Equidade e Inclusão, destacam-se os seguintes pontos:
Diversidade na CAIXA
A CAIXA fomenta a cultura do respeito e da valorização das diferenças por meio do Programa Diversidade e Inclusão, que é estruturado nos eixos temáticos prioritários da equidade de gênero, pessoas com deficiência, LGBTQIA+, raça/cor e gerações. O programa tem como objetivo transversalizar e integrar a diversidade, equidade e inclusão na governança da empresa, influenciando o planejamento estratégico e as práticas de gestão da empresa.
O Planejamento Estratégico Institucional da CAIXA para 2023-2028 define como meta que 45% de mulheres e 27% de empregados pretos, pardos ou indígenas representem o banco em cargos de chefia de unidades. Atualmente, a CAIXA possui um quadro diverso e inclusivo, em que dos 85.109 empregados, 5% são pessoas com deficiência (PcD), 45% mulheres e 27% são pessoas pretas, pardas e indígenas.
Para atingir esses objetivos, o banco realiza ações de capacitação sobre o tema, mentoria específica para mulheres, enfrentamento ao assédio, portal com informações sobre a carreira de empregados PcD, fornecimento de tecnologias assistivas, entre diversas outras iniciativas de inclusão.
Fonte: Assessoria de Imprensa da CAIXA