O Programa Educacional de Resistência às Drogas (Proerd) formou mais de 700 alunos de 14 escolas municipais da rede de ensino de Itaboraí. O evento, que ocorreu na Aiperj, em Outeiro das Pedras, é uma parceria da Polícia Militar com a Secretaria Municipal de Educação, Cultura e Turismo (Sectur) e contou com a presença dos formandos, professores e pais.
O prefeito de Itaboraí, Dr. Sadinoel Souza destacou o trabalho e a dedicação dos policiais militares. “Quero parabenizar os alunos que estão se formando, os pais e responsáveis que acompanham essas crianças e gostaria de deixar meu muito obrigado a cada policial que faz desse projeto o melhor do Brasil. E quero estender esses agradecimentos ao governador Wilson Witzel e ao secretário estadual da Polícia Militar, coronel Rogério Figueredo por apoiarem a luta contra as drogas”, disse o prefeito, ao lado do secretário municipal da Sectur, Osório de Souza. A Cabo Higino, carinhosamente chamada de tia Patrícia pelos alunos, falou do orgulho que sente em ser voluntária do projeto. “Faço parte do Proerd aqui em Itaboraí há nove anos e é uma honra para todos nós representar o município em um trabalho tão bacana quanto esse. O policial vai às escolas para conversar sobre temáticas como drogas, bullying e violência. Somos sempre muito bem recebidos pela escola, alunos e pais. O nosso trabalho é de prevenção, trabalhando na raiz”, disse a policial militar.
“São alunos do 5º ano, com idade entre 10 e 12 anos. As escolas são selecionadas de acordo com o número de alunos e da necessidade apontada no Programa Saúde na Escola. Necessidade essa de se trabalhar a prevenção a violência, ao uso indevido do álcool e outras drogas”, explicou Célia Regina Fortunato, subsecretária de Programas e Projetos da Sectur.
Entre as atividades que os estudantes fizeram ao longo do semestre, outras turmas foram formadas nos primeiros seis meses de 2019, a redação foi uma das mais importantes e os quatro alunos que tiveram seus textos escolhidos, um de cada instrutor, receberam uma bicicleta, um troféu e uma medalha como prêmio.
O aluno Lucas de Mendonça Cordeiro, 11 anos, da Escola Municipalizada José Leandro, em Pachecos, foi um dos premiados e emocionou a todos ao ler o texto que escreveu. “Quando o instrutor Charles chegou na minha escola não achei que o Proerd seria tão legal como acho hoje. Foi com o apoio do projeto e da minha mãe que consegui falar sobre o bullying que sofri e como disse na redação, ninguém deve passar por isso”, contou Lucas.
Também estiveram presentes o secretário municipal de Governo e chefe de Gabinete, Jorge Antônio Silva e o vereador Paulo Alves. A banda da Guarda Municipal ficou responsável pela parte musical do evento.