unnamed

Foto/Divulgação: Foco Radical

Cada um dos 16 mil atletas que vão correr a Maratona Internacional de Floripa 2024, em 24 e 25 de agosto, tem um objetivo diferente. Para alguns, as provas de 42 km, 21 km e 5 km serão sinônimo de diversão. Para outros, será uma superação, seja completar um desafio ou cruzar a linha de chegada em um determinado tempo. Alguns visam o pódio, mesmo que seja de sua categoria. Mas um percentual de atletas dos 42 km da maratona, corre por um sonho: o índice para poder correr a Maratona de Boston, a mais famosa e tradicional corrida de longa distância do mundo, realizada anualmente.

Isso porque os 42 km da Maratona Internacional de Floripa têm as condições ideais para que os atletas tentem cruzar a linha de chegada dentro de determinado tempo para poderem participar do evento em solo norte-americano. Afinal, é necessário a comprovação de tempo (índice) em prova homologada para poderem, então, se inscrever na maratona disputada desde 1897. Esse é o grande objetivo do analista de projetos Gustavo Pasinatto Mirandoli. 

Gustavo mira correr os 42 km por Florianópolis, em 25 de agosto, abaixo de 3 horas – que devem ser suficientes para a conquista do índice e, consequentemente, do direito de se inscrever na maratona em Boston, em abril do ano que vem. Na Maratona Internacional de Floripa, ele espera contar não apenas com o percurso com pouquíssima variação de altimetria e a temperatura fria, que ajuda no desempenho. 

“A Maratona Internacional de Floripa é uma das mais rápidas do Brasil e tem excelente organização, pela experiência que tive em anos anteriores, em outras distâncias que competi. Mas essa é uma maratona diferente por causa da segunda metade. O atleta passa novamente junto à torcida, na arena, na altura do Trapiche da Beira-Mar Norte. Esse trecho, na parte final, é um diferencial, porque dá muito ânimo ao atleta. É diferente de muitas provas, que geralmente você passa pelo público somente na largada e na chegada”, explica Gustavo. 

Para edição do ano que vem da Maratona de Boston, a estimativa de índice para atletas da faixa etária de Gustavo Pasinatto Mirandoli é de três horas de prova. Há quase cinco anos morando em Imbituba, cidade a 90 km de Florianópolis, ele treina com afinco para que depois da Maratona Internacional de Floripa, seu próximo grande desafio seja na maratona mais antiga do planeta. Assim, também aproveita a validade do seu visto de entrada nos Estados Unidos. 

“Boston sempre mais atraiu pelo que é. É realizada em um feriado e todas as cidades do percurso praticamente param para acompanhar o evento, tem uma participação forte da comunidade com a corrida. Além disso, tenho outras referências de amigos que já foram. Comecei a ver as possibilidades para tentar realizar esse sonho e tudo que encaixou”, afirma Gustavo, que deixou as provas de triatlo de lado momentaneamente para tentar realizar o desejo de correr em Boston. 

A Maratona Internacional de Floripa é uma das melhores do Brasil aos atletas que buscam índice para provas de corrida pelo planeta. Além da temperatura fria, o percurso de 42 km, com baixa variação de altimetria, tem aferição, é homologado e está entre as maiores provas do Brasil. A maratona percorre toda a extensão da Beira-Mar Norte, parte da Beira-Mar Continental e também da Via Expressa Sul. 

A Maratona Internacional de Floripa 2024 é apresentada pelo Fort Atacadista e tem patrocínio do Villa Romana Shopping. O evento tem a promoção da NDTV Record TV, conta com o apoio de DaColônia e apoio institucional da Prefeitura de Florianópolis, do Governo de Santa Catarina, da Abraceo e da ATC-SC. A Neooh é apoiadora de mídia, a Foco Radical fará a cobertura oficial. O evento esportivo é homologado pela Federação Catarinense de Atletismo. O Grupo STC assina como organizadora. 

Fonte: Maratona de Floripa

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *