Nos últimos anos, observamos o crescimento alarmante de complicações cardíacas em indivíduos jovens – que normalmente são considerados de baixo risco para esse tipo de problema. Dentre os principais fatores para este cenário, estão a falta de atividade física e uma alimentação saudável. Além disso, o uso crescente de substâncias como tabaco e álcool, e os altos níveis de estresse, agravam ainda mais o quadro.
Desconsiderar os sinais, por parte dos jovens, e o diagnóstico tardio são desafios adicionais para o diagnóstico dessas doenças. Dr. Elcio Pires Junior, membro especialista da Sociedade Brasileira de Cirurgia Cardiovascular, está disponível para abordar o assunto e esclarecer as principais origens.
Sobre o especialista:
Dr. Elcio Pires Junior – É Coordenador de cirurgia cardiovascular nos Hospitais da Rede D’Or, do Hospital Bom Clima de Guarulhos e cirurgião cardiovascular dos hospitais Hospitalis de Barueri e Hospital Blanc de São Paulo. É membro especialista da Sociedade Brasileira de Cirurgia Cardiovascular e membro internacional da The Society of Thoracic Surgeons dos EUA. Pode contribuir em pautas sobre problemas cardiovasculares, explicando como funcionam os tratamentos e procedimentos, além de formas de prevenção e sinais das doenças. Instagram: @drelciopiresjr
Fonte: Poliana Bollini Marques