DANÇA EXPRESSAR

DANÇA EXPRESSAR. Foto/Divulgação

No último final de semana de agosto, o projeto Arte na Rua segue apresentando uma diversificada programação artística gratuita, ao ar livre e em diversos pontos da cidade. Tem dança, teatro, música, circo, grafite, literatura, audiovisual e muito mais! É arte sem fronteiras, acessível a todo mundo. A programação vai percorrer os bairros do Barreto, Fonseca, Piratininga, Santa Rosa, Itaipu, Serra Grande, Baldeador e Matapaca.

O Arte na Rua do dia 24 de Agosto, no Horto do Barreto, contará com a Sarcômicos Cia de Arte e seu espetáculo Tirico e as Histórias de Morros e Fossos. Essa é a história de Tirico, uma criança sonhadora que adora brincar e inventar histórias com o amigo imaginário Alecrim. Após o sumiço de seu padrinho, a mãe de Tirico é enganada por um Coronel e o menino é obrigado a trabalhar em uma lavoura distante em busca do sonho de uma vida melhor. Lá, Tirico precisará de muita astúcia para driblar o malfeitor, reencontrar sua esperança e o caminho de casa. Através de músicas e truques circenses, a peça dá voz às emoções de Tirico criando uma atmosfera divertida e ágil.

ARTE DE DANÇAR. Foto/Divulgação

Depois é a vez do grupo Arte de Dançar animar a plateia com as coreografias das danças mais badaladas do momento, em seguida o Grupo inclusivo de Dança Expressar através da dança inclusiva quebra arquétipos de preconceitos criados pela sociedade, potencializando as aptidões das pessoas com e sem deficiência.  A Mostra do Espetáculo Relações aborda os paradigmas das  relações pessoais e interpessoais, refletindo sobre as relações diversar da sociedade. Fechando a manhã a Cia de Dança Jorge Luiz nos presenteia com um baile de dança de salão.

ARILCE XAVIER DANÇA CIGANA. Foto/Divulgação

Também no sábado, 24, a partir das 13h, o Horto do Fonseca será palco do Bloco Afro Olodumaré dos Palmares e de Arilce Xavier, com sua Dança Cigana. Fundado em 1985, o objetivo do Olodumaré é difundir a cultura afro-brasileira, lutar contra a discriminação racial e o preconceito social e econômico. Às 14h se apresenta a dançarina Arilce Xavier com seu trabalho de Dança Cigana. Arilce é professora de Dança Folclórica de origem cigana, autorizada pela União Cigana do Brasil – UCB. Fundadora e Diretora dos Grupos de Dança Cigana Rosa Mistika e Alegria Cigana, atua desde 1997 como Ativista da cultura e etnia cigana.

CIA DE DANÇA JORGE LUIZ. Foto/Divulgação

O Arte na Rua segue encantando a criançada de Niterói, dessa vez com o espetáculo Benedito e Rosinha no bairro de Matapaca, no sábado, 24, às 16h! Essa é uma história muito antiga, passada de mães para filhas, de mestras para aprendizes. Benedito é um boneco de mamulengo vaqueiro, que ama sua esposa Joaninha, e juntos eles têm um lindo filhinho chamado Matheu. Mas antes que o bebê nasça, eles precisam enfrentar a cobra Chibana que está devorando todos que vê pela frente. Para tirar gente de dentro de barriga, mesmo que de barriga de cobra, só a parteira Janeirina que salva o pessoal devorado e ajuda Joaninha a dar à luz. Recheada com diversos personagens do universo da brincadeira de mamulengo, como o palhaço da vitória, os passarinhos, o Jaraguá, as Quitérias, e o boizinho que solta pum, essa é uma história muito divertida e cheia de música.

Na praia de Itaipu, às 16h, O Blues da Velha escola se junta ao bom e clássico Rock’ n Roll. Márcio Xerife, gaitista da Região Oceânica e um apoiador de diversos movimentos musicais da juventude, convida a banda Os Arariboias com Alex Loureiro, Arthur Solano, Lira e Carlinhos Thomaz para um encontro nesse palco de Itaipu, trazendo do Blues e Rock n Roll, até um baião, afoxé forró eletrificado na base da guitarra.

 

Fechando o sábado, às 19h, o grupo Batuque Arariboia apresenta o melhor do samba, no bairro de Serra Grande e às 20h30 é a vez do Samba do Maneco chegar com uma bela dose de muita música brasileira de qualidade.

 

Domingo, dia 25 de agosto, às 16h, a magia do teatro desembarca em Piratininga com a apresentação da peça infantil Família Encanto, fazendo crianças e famílias mergulhar em uma história envolvente e viver essa experiência artística gratuita, que traz o teatro para o cotidiano da cidade, e pra fechar o dia, às 18h, o Samba do Adalberto e o grupo No canto da Boca apresentam o melhor do samba e do pagode.

 

Nas esquinas das ruas Martins Torres com Inácio Bezerra, a partir das 14h, Claudio Patto Dj apresenta o seu repertório eclético pra animar o público, e às 19h é a vez do grupo Esquina do Samba, Dudu do Cavaco e amigos darem sequência a esse domingo musical.

 

Encerrando o final de semana, às 16h30, na Praia de Itaipu, Careca Camillo apresenta o melhor do reggae, e às 18h, a banda Via Jah continua essa noite movida a esse estilo musical dançante que não deixa ninguém ficar parado.

 

O Projeto

Composto por diversas atrações semanais gratuitas, o Arte na Rua é um circuito das artes que percorre ruas, praças e outros espaços públicos de Niterói, afirmando o potencial criativo da cidade e valorizando a ocupação dos territórios públicos, partindo do princípio que as ruas são livres para as manifestações artísticas: arte pública, urbana, livre, popular e democrática, conforme determinam as Leis Municipais 3017/13 e 3057/13.

Parte do compromisso da FAN de transformar nossa cidade, na Cidade da Cultura, o Arte na Rua prioriza artistas niteroienses, sabendo da importância de fomentar e auxiliar na distribuição da produção local, mas reconhece o valor de promover apresentações de artistas de outras cidades, promovendo intercâmbio cultural. O projeto já é uma referência para a democratização da cultura em Niterói e, em 10 anos de atuação, passou por diversos bairros da cidade, percorrendo e consolidando diversos pontos de convivência da cidade. Foram contempladas mais de 1.000 apresentações, distribuídas entre variadas linguagens.

 

Programação

 

Atração: Tirico e as Histórias de Morros e Fossos
Data:
 24 de agosto de 2024

Horário: 10h
Atração: Arte de Dançar
Data:
 24 de agosto de 2024

Horário: 11h
Atração: Grupo Inclusivo de Dança Expressar
Data:
 24 de agosto de 2024

Horário: 11h40
Atração: Cia de Dança Jorge Luiz
Data:
 24 de agosto de 2024

Horário: 12h

Local: Horto do Barreto

 

Atração: OLODUMARÉ
Data: 24/08
Horário:
 13 horas

Atração: Dança Cigana
Data: 24
/08
Horário:
 14 horas

Local: Horto do Fonseca

Atração: Benedito e Rosinha – infantil
Data:
 Sábado, 24 de agosto de 2024

Horário: 16h
Local: Praça da Saudade

Endereço: Rua Cardoso de Melo – s/n – Matapaca

 

Atração: Xerife e Os Arariboias – música
Data:
 Sábado, 24 de agosto de 2024

Horário: 16h

Local: Praça da Praia de Itaipu
Endereço: Praça de Itaipu, S/N – Itaipu

 

Atração: Batuque Araribóia

Data: 24/08

Horário: 19:00 horas

 

Atração: Samba de Maneco

Data: 24/08

Horário: 20:30 horas

Local: Arvoral

Endereço: Av. José Côrtes Júnior, 70 – Serra Grande

 

Atração: Familia Encanto

Data: 25/08

Horário: 16 horas

 

Atração: Samba do Adalberto Santos e grupo No Canto da Boca

Data: 25/08

Horário: 18 horas

Endereço: Avenida da Ciclovia, 40 -Piratininga (esquina com a rua Gerson Gonçalves)

Atração: Claudio Patto DJ – música
Data:
 Domingo, 25 de agosto de 2024

Horário: 14h

Atração: Esquina do Samba, Dudu do Cavaco e Amigos – música
Data:
 Domingo, 25 de agosto de 2024

Horário: 19h
Local: Esquinas das ruas Martins Torres com Inácio Bezerra ao lado da banca de Jornal

Endereço: Inacio Bezerra De Menezes N,°11 – Santa Rosa

 

Atração: Careca Camillo
Data:
 Domingo, 25 de agosto de 2024

Horário: 17h

Atração: Via Jah
Data:
 Domingo, 25 de agosto de 2024

Horário: 18h

Local: Praça da Praia de Itaipu

Endereço: Praça de Itaipu, S/N – Itaipu

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *