unnamed (12)

Foto/Divulgação: Octacílio Barbosa

A Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro (ALERJ) inaugurou nesta segunda-feira (19/08) a exposição “Fotos de Kobe e Traços da Cultura Japonesa”, em comemoração aos 55 anos de irmandade entre as cidades do Rio de Janeiro e Kobe, no Japão. A mostra, que é gratuita, estará aberta ao público no hall principal do Palácio Tiradentes de 20 a 30 de agosto, de segunda a sexta-feira, das 10h às 17h.

As imagens da exposição proporcionam uma imersão na cidade de Kobe, capital da província de Hyogo, que se tornou cidade-irmã do Rio de Janeiro em maio de 1969. Além disso, a exposição apresenta itens do acervo do Consulado-Geral do Japão, oferecendo um mergulho nos traços marcantes da cultura nipônica.

A deputada Tia Ju (Rep), segunda vice-presidente da Alerj, ressaltou a importância de trazer a exposição ao Palácio Tiradentes: “A relação diplomática entre o Brasil, especialmente o Rio de Janeiro, e o Japão é sólida e essa troca cultural e comercial entre os dois países é extremamente valiosa. A exposição é deslumbrante e estou certa de que todos que a visitarem sairão encantados.”

O cônsul-geral do Japão, Takashi Manabe, enfatizou a celebração dos 130 anos das relações diplomáticas entre Japão e Brasil no próximo ano. “Nossa ideia é fortalecer ainda mais os laços entre Kobe e Rio de Janeiro e entre Japão e Brasil. Desejo trabalhar junto com todos para promover o intercâmbio entre os dois países. Kobe é uma cidade belíssima e muito semelhante ao Rio, com seu mar, montanhas e região portuária”, disse.

A diretora de Cultura da Alerj, Fernanda Figueiredo, destacou o papel cultural do Palácio Tiradentes, que recebe cerca de dois mil visitantes por mês: “A importância dessa conexão cultural é inestimável. O Palácio agora se transforma também em um espaço de valorização e aprendizado sobre a rica cultura japonesa”, comentou

Fonte: Alerj

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *