Encontro promovido pelo Quipea será realizado nos dias 17 e 18 de agosto e contará com mesas-redondas, programação cultural e tendas temáticas. Projeto é coordenado pela Shell Brasil
Rio de Janeiro, 14 de agosto de 2024 – O Sítio Mutum, localizado no Quilombo Machadinha, em Quissamã, no Rio de Janeiro, será o palco de uma celebração da cultura e tradições quilombolas durante o 8º Evento Cultural Quilombola, que acontecerá nos dias 17 e 18 de agosto. O encontro promovido pelo Quipea (Quilombos no Projeto de Educação Ambiental), projeto condicionante do licenciamento das atividades de exploração e produção da Shell, contará com a participação de representantes das 21 comunidades quilombolas participantes do Quipea, além de instituições representativas e autoridades locais e nacionais.
O Gerente Executivo de Comunicação e Responsabilidade Social da Shell Brasil, Glauco Paiva, comenta a importância do projeto: “A Shell tem o orgulho de apoiar e celebrar a herança e as tradições das comunidades quilombolas. Nosso compromisso com a diversidade e a inclusão está alinhado com a missão do projeto Quipea, buscando estimular a continuidade dos saberes e tradições quilombolas e promover a preservação cultural e o desenvolvimento sustentável.”
O evento será iniciado no dia 17 de agosto com uma mesa de abertura composta por representantes do Ibama, Shell, Ambiental Engenharia e Consultoria, Associação Quilombola de Machadinha, Prefeitura Municipal de Quissamã, Incra, Ministério da Igualdade Racial e a Associação Estadual das Comunidades Quilombolas no Rio de Janeiro (Acquilerj).
Na mesma data, será realizada uma mesa-redonda com a presença de representantes do Ministério do Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar (MDA), Ministério da Igualdade Racial (MIR), Embrapa, Emater, Secretaria Municipal de Agricultura, Meio Ambiente e Pesca, coordenação de Políticas para Igualdade Racial de Quissamã, CONAQ, e especialista em ervas medicinais. A mesa-redonda abordará temas cruciais sobre desenvolvimento sustentável, políticas públicas voltadas para a agricultura familiar e a preservação das tradições culturais quilombolas.
O dia 18 de agosto será dedicado a uma intensa programação cultural, que ocorrerá das 8h às 17h. O palco principal e a área central de apresentações serão ocupados por manifestações culturais típicas das 21 comunidades quilombolas presentes, com apresentações de Jongo, capoeira, maculelê e quadrilha. Uma homenagem especial será prestada aos guardiões dos saberes de cada comunidade, reconhecendo aqueles que têm contribuído para a preservação e transmissão dos conhecimentos culturais quilombolas.
Além das apresentações no palco, o evento contará com diversas tendas temáticas:
- Tenda de Manifestações Culturais: exposição e venda de artesanatos tradicionais, como artesanatos de tecido, de palha e taboa de comidas típicas quilombolas.
- Tenda Sustentabilidade e Ervas Medicinais: apresentação das ervas medicinais utilizadas pelas comunidades e destaque para os guardiões dos saberes tradicionais, homenageados no evento.
Durante os dois dias de evento, comidas típicas quilombolas serão servidas aos participantes convidados, proporcionando uma experiência imersiva na rica cultura local. O espaço dedicado à Shell e ao projeto Quipea trará informações sobre as ações da empresa, suas iniciativas de sustentabilidade, diversidade e inclusão, além de detalhes sobre o projeto Quipea.
O 8º Evento Cultural Quilombola do Quipea é uma oportunidade para celebrar e fortalecer as tradições quilombolas, promovendo a troca cultural e a valorização dos saberes ancestrais.
Fonte: Gabriel Torres