FLOR DE CACTUS

Foto/Divulgação

Agosto começa com muita música e apresentação de dança no projeto Arte na Rua, da Fundação de Arte de Niterói. As apresentações gratuitas continuam se espalhando pela cidade e nessa semana percorre os bairros do Centro, Icaraí, Ingá e Fonseca. É arte sem fronteiras, acessível a todo mundo.

 

A semana terá início na segunda-feira, 05 de agosto, às 17h, com Carlos Chaves Quarteto que chega à calçada do Theatro Municipal. No repertório da apresentação estarão composições próprias e de outros compositores de música instrumental nascidos em Niterói ou que fizeram da cidade sua morada, como Manoel Moraes, Rogerio Souza, Marcio Hulk e Tiago Souza. O repertório passeia pelo universo do choro, mas abre espaço para outros ritmos como o baião, maxixe, samba e frevo, outros representantes da música popular instrumental brasileira. O Carlos Chaves Quarteto é formado pelo próprio no cavaquinho acompanhado por Victor Marques no bandolim, Harã Azevedo e Lucas Marques no violão de 7 cordas. Às 18h, o Pandeiro Repique Duo, formado pelos músicos Bernardo Aguiar e Gabriel Poli- carpo fazem uma celebração ao que temos de mais primordial na música brasileira, o ritmo. A dupla faz um passeio de timbres apenas com seus pandeiros, repiques e vozes, que vai desde o som minimalista ao som explosivo dos ritmos, criando o que eles chamam de melodia do ritmo, com uma linguagem própria e original que ex- trapola as origens regionais de seus instrumentos.

No dia 07 de agosto, às 17 horas, o Forrozin dos Pontes se apresenta na rua Ator Paulo Gustavo com Pereira da Silva.  A família Pontes formada por Rodrigo, Karina e Pedro embalam as pessoas por onde passam com seu ritmo, num repertório de respeito de forró! Às 18h, o Flor de Cactus  composto por Lucas Marques (violão), Victor Marques (bandolim), Daniel Boechat (percussão) e Gabriel Munay (acordeon) tocam o melhor do  instrumental.

Na quinta-feira, 08 de agosto, às 17h, Lê Santana passeia por um repertório variado que passa pela bossa nova, samba e algumas canções que marcaram época e que fazem sucesso, como : Carinhoso , Chega de Saudade, Samba em prelúdio ,Influência do Jazz , Deixa ,  entre outras. Adriana Dutra se apresenta às 18h, trazendo o melhor do samba para animar o público que estará passando ao lado do Terminal Rodoviário João Goulart.

O Olodumaré leva para o Horto do Fonseca, no dia 10 de agosto (sábado), às 13 horas, um repertório de qualidade, com o melhor da cultura afro-brasileira. Às 14h, o grupo Alegria Cigana, comandado pela professora Arilce Xavier, traz um pouco desse povo místico, mostrando toda a sua alegria através da dança.

O Campo de São Bento recebe, no dia 11 de agosto (domingo), às 11h, a Orquestra La Salle, que convida Guilherme Schwab, para se apresentar ao lado dos seus instrumentistas. Comandados pelo maestro Henrique Manso Junior, os estudantes do Colégio La Salle Abel compõem esse projeto musical que já dura 66 anos. A Orquestra, que nasceu como um projeto cultural da instituição, floresceu e já tocou seis gerações do Colégio. Com um repertório que contempla desde o clássico até o contemporâneo, e passando por composições autorais, La Salle Abel encanta as plateias por onde passa, mostrando a capacidade artística das crianças e adolescentes da cidade.

Também no domingo, 11 de agosto, a partir das 12h, o Arte na Rua desembarca no Morro do Palácio, com a apresentação de Palácio do Samba convidando Monica Mac. O grupo formado por moradores e/ou ex – moradores do morro do Palácio apresentam o melhor do samba e nessa manhã de domingo receberam a grande dama do samba niteroiense, que com seu jeito peculiar e empolgante de se apresentar, contagia o público, passando a todos o seu prazer de interpretar o melhor do samba.

 

O Projeto

Composto por diversas atrações semanais gratuitas, o Arte na Rua é um circuito das artes que percorre ruas, praças e outros espaços públicos de Niterói, afirmando o potencial criativo da cidade e valorizando a ocupação dos territórios públicos, partindo do princípio que as ruas são livres para as manifestações artísticas: arte pública, urbana, livre, popular e democrática, conforme determinam as Leis Municipais 3017/13 e 3057/13.
Parte do compromisso da FAN de transformar nossa cidade, na Cidade da Cultura, o Arte na Rua prioriza artistas niteroienses, sabendo da importância de fomentar e auxiliar na distribuição da produção local, mas reconhece o valor de promover apresentações de artistas de outras cidades, promovendo intercâmbio cultural. O projeto já é uma referência para a democratização da cultura em Niterói e, em 10 anos de atuação, passou por diversos bairros da cidade, percorrendo e consolidando diversos pontos de convivência da cidade. Foram contempladas mais de 1.000 apresentações, distribuídas entre variadas linguagens.

Programação

Atração: Carlos Chaves Quarteto

Data: 05/08

Horário: 17 horas

Atração: Pandeiro Repique Duo

Horário: 18 horas

Local: Calçada do Theatro Municipal

Endereço: Rua Quinze de Novembro, 35 – Centro, Niterói

 

Atração: Forrozin dos Pontes

Data: 07/08

Horário: 17 horas

Atração: Flor de Cactus

Horário: 18 horas

Local: Icaraí

Endereço: Rua Ator Paulo Gustavo com Rua Pereira da Silva

Atração: Lê Santana

Data: 08/08

Horário: 17 horas

Atração:Adriana Dutra

Horário: 18 horas

Local: Ao Lado do Terminal Rodoviário João Goulart

Endereço: Av. Visconde do Rio Branco, S/N – Centro

Atração: OLODUMARÉ

Data: 10/08

Horário: 13 horas

Atração: Grupo Alegria Cigana

Data: 10 de agosto

Horário: 14 horas

Local: Horto do Fonseca

Atração: Orquestra La Salle convida Guilherme Schwab

Local: Campo de São Bento (Pista de Patinação)

Data: 11 de agosto

Horário: 11 horas

Atração: Palácio do Samba convida Monica Mac

Data: 11de agosto

Horário: 12 horas às 19 horas

Local: Morro do Palácio

Endereço: Rua João Jorge Nemer, em frente ao número 9 – Morro do Palácio – Ingá

 

Fonte: Ascomfan

 

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *