unnamed (2)

Yana Reutova (Ucrânia/República Tcheca) e Clara da Costa (Brasil) em ‘Womanhood’ (Foto/Divulgação: Vojtech Brtnicky)

Em performance inovadora no Centro Cultural Espaço Tápias no dia 3 de agosto com entrada gratuita

O projeto “Womanhood” é uma colaboração única entre as coreógrafas Yana Reutova (Ucrânia/República Tcheca) e Clara da Costa (Brasil), inspirado no livro “Feminist City”, de Leslie Kern. A performance estreou em 14 de junho de 2024, no Tanec Praha Festival, na República Tcheca e oferece uma experiência cativante, destacando a complexidade da identidade feminina que vai além dos rótulos sociais tradicionais. E no dia 3 de agosto, o espetáculo será mostrado em primeira mão, gratuitamente, ao público do Rio de Janeiro com apresentação especial na Sala Maria Thereza Tápias, na Barra da Tijuca, às 11h30.

A ucraniana Yana Reutova e a brasileira Clara da Costa têm carreiras distintas e premiadas internacionalmente no meio da dança. Assinam o conceito e a coreografia de “Womanhood”, além de estarem no palco em ação que versa sobre uma celebração da autonomia e das diversas facetas da mulher, abordando temas como ambições, paixões e experiências pessoais.

Para Clara, ‘Womanhood’ é uma celebração da complexidade e beleza da experiência de ser mulher em uma sociedade majoritariamente patriarcal e abrange uma ampla gama de experiências, identidades e expressões. “Criar esta peça com culturas diferentes é uma experiência enriquecedora, pois além das nossas experiências distintas, onde encontramos pontos em comum, a cada cidade e país o entendimento de ‘Womanhood’ partilha de expectativas culturais diferentes. No entanto, o ‘ser mulher’ é o mesmo em qualquer lugar. O intercambio é de extrema importância, porque abraça e celebra a diversidade de culturas ressoando no público e mostrando beleza do multiculturalismo através da linguagem universal da dança”, diz a coreógrafa brasileira.

Yana Reutova, ucrâniana radicada atualmente na República Tcheca, observa o mesmo caminho sobre a performance. “‘Womanhood’ é percebida de maneira diferente em cada país. Cada uma de nós vive uma história diferente em um país completamente distinto, mas temos muito em comum. Compartilhamos nossos sentimentos, emoções, frustrações e autodepreciação de forma muito aberta e com um lema claro: não nos levarmos muito a sério”, finaliza

Clara da Costa (Brasil) e Yana Reutova (Ucrânia/República Tcheca) em ‘Womanhood’
( Foto/Divulgação: Vojtech Brtnicky)

Sobre as idealizadoras

Yana Reutova É dançarina, coreógrafa, professora e fundou o Dance Theatre Plastilin. Ela organizou o festival Dance Platform Most e trabalhou com crianças no projeto Creative Kids. Em março de 2022, ela decidiu fugir da guerra, levando a filha e alguns alunos para Praga (República Tcheca). Dançou em projetos de Anna Källblad, Nicole Beutler, Flávia Tápias e POCKETART. Além disso, lidera workshops para crianças e desenvolve seu próprio trabalho criativo com vários artistas. Como parte de um projeto para crianças de refugiados ucranianos, criou as performances interativas On the Road e Time of Childhood. Em 30 de setembro de 2023, ela estreou o tríptico Together Alone com dançarinos da Ucrânia, República Tcheca e Burkina Faso.

Clara da Costa atuou como coreógrafa em montagens como “70! Doc Musical”, “Elis a Musical”, “Tudo ao contrário”, “Rapsódia”, “Yank”, “Matilda” e “60! Doc Musical”. Bailarina, é graduada na Major Performance na SEAD – Academia de Dança Experimental de Salzburg, na Áustria. Estudou também na Tisch School of the Arts, na Universidade de Nova York, nos Estados Unidos. Já ministrou workshop para o Cirque de Soleil e participou de projetos e performances com coreógrafos internacionais.

 

Equipe

Conceito e coreografia: Yana Reutova (UA/CZ) e Clara da Costa (BR)

Performers: Yana Reutova (UA/CZ) e Clara da Costa (BR)

Criação musical: Jana Kubánková (CZ)

Produção: Soňa Rizmanová (CZ)

(Foto/Divulgação: Acervo Espaço Tápias) Sala Maria Thereza Tápias

 Sobre o Centro Cultural Espaço Tápias 

O Centro Cultural Espaço Tápias, inaugurado em 30 de abril de 2022, na Barra da Tijuca, bairro da zona oeste do Rio de Janeiro, nasce com o propósito de transformar vidas, dar oportunidades e realizar sonhos.

Além da programação artística com espetáculos para todos os públicos, sob a curadoria da Direção do Espaço Tápias, a Sala Maria Thereza Tápias é palco, durante o ano inteiro, das mais diferentes ações ligadas às artes cênicas. O foco principal é o intercâmbio entre culturas, linguagens, expressões e técnicas, em suas diferentes formas de traduzir múltiplas visões de mundo – sem “pré”conceitos, com liberdade para a inovação e oferecendo o máximo de apoio para a criação de novos conceitos. Ou seja, um lugar perfeito para fortalecer e divulgar a dança contemporânea e todas as suas vertentes.

O Espaço Tápias conta com o patrocínio da Brasilcap e do Instituto Cultural Vale, por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura.

Serviço

Dança – “Womanhood” com Yana Reutova (Ucrânia/República Tcheca) e Clara da Costa (Brasil)

Datas e horários – 3 de agosto, às 11h30

Classificação etária: Livre

Duração: 20 minutos

Entrada Gratuita

Local: Centro Cultural Espaço Tápias (Sala Maria Thereza Tápias) – Rua Armando Lombardi, 175- Barra da Tijuca.

 

Fonte: Alexandre Aquino e Cláudia Tisato

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *