05 a 07.07 Cia. Nós da Dança (Foto Ricardo Adami) (3)

Cia. Nós da Dança (Foto/Divulgação: Ricardo Adami)

Cia. Nós da Dança homenageia Milton Nascimento em espetáculo inédito

Com canções de Bituca, MilTONS do Brasil tem direção e coreografia de Regina Sauer, referência brasileira em Dança Moderna

O Theatro Municipal de Niterói recebe nos dias 05, 06 e 07 de julho, a Cia. Nós da Dança, com o espetáculo “Miltons do Brasil”, em homenagem a este grande expoente da cultura brasileira e à sua maneira de retratar o país. A forma como Milton Nascimento canta o Brasil é, certamente, única. Bituca mistura em suas canções o folclore, a música sacra e o dia a dia de trabalho do povo brasileiro. A direção e coreografia são assinados por Regina Sauer, à frente da Cia. desde a sua abertura. A produção é de Isadora Bertolini. Este é um projeto comemorativo de 40 anos da companhia, completados no ano passado.

Cia. Nós da Dança (Foto/Divulgação: Ricardo Adami)

De forma poética e, ao mesmo tempo realista, dez bailarinos contracenam em um cenário que remete ao interior do país. Ao todo, 13 músicas compostas e/ou interpretadas por Bituca compõem o espetáculo. Entre elas estão: Bola de MeiaPaula e Bebeto e Paixão e Fé. Redes de dormir e tecidos ganham formas diversas de acordo com o movimento dos dançarinos. O figurino é carregado de tons terrosos, que lembram as cores do Sertão. Em 1h10, os bailarinos dançam por um Brasil diverso e de cultura efervescente.

“Milton consegue retratar nas suas músicas a alma do brasileiro e do interior do país. Suas canções tocam no coração. É como se o ritmo pedisse o movimento da dança. Sou fã de seu trabalho. MilTONS do Brasil é uma ode à cultura brasileira”, resume Regina. 

Esta não é a primeira vez que a coreógrafa cria movimentos para as canções de Bituca. Rio in Concert,  espetáculo de estreia da Cia., já era repleto das músicas de Milton. As últimas temporadas presenciais da Cia. antes da pandemia, em 2018 e 2019, foram com Maria, apresentação também trouxe as canções do mineiro e exaltou a força, sensibilidade e alma feminina. 

Sobre a Cia Nós da Dança

Fundada em 1981, a Cia Nós da Dança é dirigida pela bailarina e coreógrafa Regina Sauer. Ao todo, 21 espetáculos foram realizados ao longo destes 40 anos. Regina é referência nacional em Dança Moderna e Jazz, com passagens pelas Escolas Alvin Ailey American Dance Center, Martha Graham School e Steps on Broadway, em Nova Iorque. Atualmente, a sede da Cia. funciona em Copacabana, no Centro de Artes Nós da Dança, onde também há aulas de danças para o público em geral.

Ficha técnica

Direção artística e coreografia: Regina Sauer

Produção: Isadora Bertolini

Figurinos: Marcos Rogério

Iluminação: Nando Pereira

Som: Lucas Sauer

Programação visual: Fernando Filetto

Fotografia: Ricardo Adami

Bailarinos:

Anderson Carvalho

Gabriela Anelhi

Janaína Ciodário

Patrícia Ruel 

Patrick Domingues

Paula Fernandez

Priscila Mendes 

Stela Máris

Thiago Williams

Vitor Sampaio

SERVIÇO

“Miltons do Brasil”

Datas: 05 a 07 de julho

Horários: 20h (sexta) e 18h (sábado e domingo)

Duração: 80 min

Classificação etária: Livre

Ingresso: R$ 50,00

Local: Theatro Municipal de Niterói

Endereço: Rua XV de Novembro, 35, Centro, Niterói.

 

“O Homem Mais Inteligente da História” chega a Niterói

Após o sucesso nas livrarias pelo mundo, o consagrado romance sócio-emocional de Augusto Cury, considerado pelo autor uma obra vital de sua carreira, chega ao palco da Sala Nelson Pereira dos Santos, no domingo, 07 de julho, às 20h.

Considerado o psiquiatra mais lido do mundo nas últimas duas décadas, com 35 milhões de livros em mais de 60 países, Augusto Cury lançou O Homem Mais Inteligente da História em 2016, após 15 anos de estudos e pesquisas sobre gestão da emoção. A adaptação do romance para os palcos, que já foi apresentada em vários teatros pelo país desde sua estreia em Setembro de 2021, é assinada também pelo próprio escritor.

O Homem mais inteligente da história. Foto/Divulgação

A obra conta a trajetória do cientista Marco Polo, especialista no funcionamento da mente, quando ele é desafiado pela ONU a estudar a inteligência de Jesus, o homem mais famoso da história. “Jesus foi (e ainda é) o maior especialista no território da emoção. O homem, mestre da sensibilidade, que demonstrou doçura e que enxergou nitidamente além das profundezas da nossa delicada condição humana. Soube lidar com a dor, não se abatia”, explica Cury.

Quem dá vida ao protagonista na peça é o ator Daniel Satti, que participa dessa montagem ao lado de Natallia Rodrigues, Renan Rezende, Murilo Inforsato, Priscila Dieminger e Pietro Alonso. Além de abordar os principais aspectos da gestão da emoção, o espetáculo também fala sobre autocontrole, criatividade, solidariedade, a busca da felicidade e amor, e ainda trata com sensibilidade temas polêmicos como depressão e violência contra a mulher.

Sinopse

Quando o renomado psiquiatra Marco Polo vai a Jerusalém participar de uma reunião na ONU, ele é desafiado a estudar a mente do homem mais famoso da história: Jesus. Marco Polo, um dos maiores ateus da atualidade, se recusa, alegando não discutir religião, mas é instigado por uma plateia de intelectuais a realizar essa empreitada. Depois de muita resistência, ele aceita o desafio. É, então, montada uma mesa-redonda, composta por brilhantes profissionais para analisar a mente de Jesus sob os ângulos da ciência e não da religião. A partir disso, o personagem começa uma jornada épica para saber se Jesus era um mestre em ter autocontrole, gerir sua emoção, trabalhar perdas e frustrações, libertar sua criatividade e formar pensadores. Ao estudar a mente de Jesus, Marco Polo surpreende os demais participantes da pesquisa que esperavam encontrar um homem comum, sem grandes habilidades intelectuais, mas que ficam admirados diante do inexplicável.

Ficha Técnica

Adaptação: Augusto Cury e Francis Helena Cozta

Direção: Ivan Parente

Elenco: Daniel Satti, Natallia Rodrigues, Renan Rezende, Murilo Inforsato, Priscila Dieminger e Pietro Alonso

Direção Geral de Produção: Luciano Cardoso

Cenário e criação de luz: Pitty Santana

Trilha sonora: Wagner Passos

Figurinos: Débora Munhys

Design Gráfico: Lucas Peixoto

Edição de Vídeos: Agência Alwa

Realização: Applaus Arte y Alma

Serviço

O Homem mais inteligente da História

Data: Domingo, 07 de julho de 2024

Horário: 20h

Ingressos: R$ 120,00 (inteira)

Link para o evento no site da Sympla – https://bileto.sympla.com.br/event/92178

Classificação: Livre

Local: Sala Nelson Pereira dos Santos

End: Avenida Visconde do Rio Branco, 880, São Domingos – Niterói

 

Vicente Paschoal convida Ciro Machado e Igor Lazier

Ciro Machado e Igor Lazier são os convidados de Vicente Paschoal para um concerto de violão agendado para o Solar do Jambeiro, no sábado, 06 de julho, às 18h.

Carioca, Vicente Paschoal começou a estudar violão por conta própria e, aos 15 anos, com o professor Antônio Guapiassú, deu seus primeiros passos no estudo da técnica e interpretação deste instrumento. Dedicando-se plenamente ao violão clássico, trabalhou um vasto repertório, e atuou como solista nas principais salas de concerto do Brasil, acumulando alguns prêmios em concursos Nacionais de violão, tais como o Souza Lima e o Musicalis.

Vicente Paschoal . Foto/Divulgação

Como compositor, em 2012 estreou uma de suas obras, a ‘Passacaglia’ em seu concerto no Ciclo Violonístico de Niterói, no Theatro Municipal, e em 2016, sua ‘Fantasia e Fuga’ na série Violões da Av-Rio, no Centro Cultural da Justiça Federal, no Rio de Janeiro. Em 2021, teve sua primeira Sonata, uma homenagem a Manuel Maria Ponce, estreada em Radford, Virgínia (EUA), por Octávio Deluchi.

Ciro Machado. Foto/Divulgação

Ciro Machado teve como seu primeiro instrumento, a guitarra elétrica, tornando-se um virtuose ainda na sua adolescência. Há seis anos começou seus estudos de violão e as matérias teóricas com o professor Paulo Targino, no Conservatório de Música do Estado do Rio de Janeiro. A sua evolução tem lhe permitido se apresentar em várias salas de concertos.

Igor Lazier. Foto/Divulgação

Tendo o violão de 7 cordas como instrumento, Igor Lazier é compositor e arranjador. Bacharel em Música Popular pela Universidade Estadual do Paraná (FAP) e mestrando em música pela UFRJ (PROMUS), é formado em violão pelo Conservatório de MPB de Curitiba, tendo ali estudado com Cláudio Menandro. Possui projeto autoral instrumental de Jazz Brasileiro, com o EP “O Som e o Bem” lançado nas plataformas digitais e conta com parcerias diversas com cantores e instrumentistas.

Serviço

Vicente Paschoal convida Ciro Machado e Igor Lazier

Data: 06 de julho de 2024 (Sábado)

Horário: 18h

Classificação indicativa: Livre

Entrada: 1kg de alimento não perecível

Local: Solar do Jambeiro

Endereço: Rua Presidente Domiciano, 178, São Domingos – Niterói

 

Peça “Poema de Amor Ferido” é encenada na Biblioteca Parque de Niterói

O Grupo Tema apresenta, no sábado, 06 de julho, às 13h, na Biblioteca Parque de Niterói a peça Poema de Amor Ferido, com texto de Eliane Ganem e direção geral de José Geraldo Demezio.

A peça aborda temas como encontros e desencontros amorosos, solidão e prisões psíquicas como consequência de relacionamentos tóxicos.

O texto discute os papéis do homem e da mulher hoje, os preconceitos, as dúvidas, as dificuldades e as cobranças. Mostra a dubiedade masculina e feminina, muitas vezes presente em homens e mulheres da atualidade, abordando, por exemplo, a situação da homossexualidade na sociedade.

Grupo Tema. Foto/Divulgação

O objetivo principal é o confronto interior, uma nova leitura sobre o proibido. Aquilo que está na mente humana como impedimento para a felicidade e a autorrealização, atraindo para o teatro um público seleto, formador de opinião, capaz de assimilar a proposta e de compreender o texto e a performance sofisticada e inovadora que o projeto, como um todo, propõe.

O Grupo Tema é formado por ex-alunos da Oficina Social de Teatro, agora atores e atrizes profissionais, que se reuniram em 2021 e, de lá para cá, vêm montando uma série de espetáculos que têm ocupado equipamentos públicos da cidade de Niterói, bem como unidades do Sesc Rio de Janeiro.

SERVIÇO

Poema de Amor Ferido

Data: 06 de julho de 2024 (sábado)

Horário: 13h

Entrada Gratuita

Classificação etária: 16 anos

Local: Biblioteca Parque de Niterói

Endereço: Praça de República, s/n, Centro, Niterói

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *