03.07 Roda Rio Pandeiro (Foto Divulgação) (2)

Roda Rio Pandeiro - Foto-Divulgacao

Roda Rio Pandeiro “O samba que toca o público!”

No dia 03 de julho, o projeto Clássicos do Samba, que acontece no Theatro Municipal de Niterói, recebe a companhia musical Rio Pandeiro com o show “Roda Rio Pandeiro: o samba que toca o público!”.  Nessa apresentação, inédita na cidade, o grupo, além de tocar clássicos do samba, músicas autorais e outros gêneros do batuque brasileiro, ao final do espetáculo, distribuirá dezenas de pandeiros para a plateia que, sob a regência do Mestre Tadeu Campany, irá acompanhar os músicos, em uma grande catarse musical.

O Rio Pandeiro é uma companhia musical fundada em 2009 pelo músico niteroiense Tadeu Campany. O projeto, que em agosto de 2024 completará 15  anos, é estruturado sob pesquisas ligadas à cultura popular do Brasil, sobretudo  dentro do universo da percussão. Desde a sua fundação, vem transformando a vida de muitos alunos, elevando o nível de ensino dos tambores brasileiros e produzindo, ao longo de sua história, shows, workshops, carnavais, aulas e  encontros memoráveis. Atualmente, a companhia conta com 16 turmas espalhadas por 4 regiões diferentes, nos bairros de São Domingos (em Niterói), Laranjeiras, Tijuca e Jacarepaguá (no Rio de Janeiro). 

Roda Rio Pandeiro – Foto-Divulgacao

O curso do Rio Pandeiro não encerra a sua pedagogia em sala de aula, pois não acredita ser esse o único lugar de acesso ao saber musical, embora reconheça o seu fundamental valor. Sua metodologia parte da sala de aula para diversos outros pontos de apoio pedagógico, que são as várias atividades desenvolvidas ao longo do ano.

Uma dessas atividades é a “Roda Rio Pandeiro”, que seria uma roda de samba tradicional, não fosse uma peculiaridade: é cercada por dezenas de cadeiras e, nelas, os alunos, das diversas turmas, praticam, na realidade, os ritmos aprendidos em sala de aula. No evento, há sempre um convidado especial, exemplo: Nilze Carvalho, David do Pandeiro (Velha Guarda da Portela), Trio Júlio, Gabriela Pasche, Julieta Brandão, dentre outros. A Roda Rio Pandeiro é itinerante, por isso acontece tanto dentro como fora da cidade do Rio de Janeiro. Dessa vez, a sua alegria e originalidade ganham o principal palco da cidade-sorriso prometendo manter a essência das ruas, ou seja, fazer de todo o lugar uma  música ativa.

SERVIÇO:

Roda Rio Pandeiro| Clássicos do Samba

Data: 03 de julho

Horário: 19h

Duração: 80 min

Classificação etária: Livre

Ingresso: R$ 60,00

Local: Theatro Municipal de Niterói

Endereço: Rua XV de Novembro, 35, Centro, Niterói.

 

 

Julho começa com muita música e atividade circense no Arte na Rua

O mês de julho começa com muita música e apresentação circense no projeto Arte na Rua, da Fundação de Arte de Niterói. As apresentações gratuitas continuam se espalhando pela cidade e nessa semana percorre os bairros do Centro, Icaraí, São Francisco, Itaipu e Santa Rosa. É arte sem fronteiras, acessível a todo mundo.

Nilze Benecdito Poesias Cantadas. Foto/Divulgação

A semana terá início na terça-feira, 02 de julho, às 18h, com o projeto Poesias cantadas: letras e sons que se falam que chega a rua Paulo Gustavo esquina com Pereira da Silva. A apresentação é uma conversa entre poesias de autores pouco conhecidos da cidade de Niterói e adjacências,  com músicas da nossa MPB, já conhecidas ou de canções autorais de cantores  que seus nomes  ainda não configuram entre outros de sucesso. A cada poesia recitada, uma canção será executada pelo cantor a ponto dos ouvintes perceberam que ambas conversam entre si, mesmo não tendo sido feitas com este propósito. O projeto faz parte do Mês do Escritor.  

Trio de Couro e Cordas. Foto/Divulgação

No dia 03 de julho, às 18 horas, o Trio de Couro e Cordas se apresenta na rua Ator Paulo Gustavo com Belisario Augusto.  O Trio surgiu em 2011, a partir de uma ideia do pandeirista Rodolpho Dutra em elaborar um projeto com uma formação enxuta, mas que mantivesse a força musical que é imprescindível ao samba. Ao lado de  Vinícius Oliveira (cavaquinho e voz), Bruno Campos (violão), o grupo apresenta uma das vertentes do samba mais interessantes e pouco lembradas nas rodas: o samba sincopado. Para tal, debruçaram-se sobre o vasto repertório de sambas e choros cantados dos anos 40, presentes na obra de artistas como Cyro Monteiro e Geraldo Pereira e dos grupos vocais como Anjos do Inferno e Quatro Ases e Um Coringa. A Bossa Nova é o outro alicerce da sonoridade do Trio de Couro e Cordas, que tem como grandes referências a síncope do cantar dos interpretes João Gilberto e Lúcio Alves. 

Na sexta-feira, 05 de julho, às 11h30, Ronaldo Costa se apresenta acompanhado dos músicos Neivaldo Duarte (violão), Junior Moraes (percussão) e Fábio Consenza (contrabaixo), na Praça das Águas. O músico interpretará canções de Djavan, Chico Buarque, Gonzaguinha, Dorival Caymmi, entre outros grandes artistas da MPB. Considerado um cantor de voz suave, mas com uma interpretação personal e marcante, alça voos no repertório nacional, levando a plateia ao mais alto nível de emoção. Sabe o que gosta e o que pode interpretar melhor. Não canta qualquer música, sempre escolhe “aquela” que lhe fale ao coração, e transmite ao público o seu melhor.

Ronaldo, também é compositor de belas canções, que em algumas apresentações presenteia o público, misturando ao repertório já consagrado.

STREET DUST leva para Praça Dom Orione, no dia 06 de julho (sábado), às 18 horas, um repertório de qualidade, e motivada pela paixão que a música traz em sua essência. Tendo os BEATLES como principal referência, a banda apresenta um vasto repertório com base no Pop Rock.

A Praça Getulio Vargas recebe no dia 07 de julho, às 10h, o Fantástico Mundo Voador. A apresentação terá performances aéreas no tecido acrobático, na lira e no trapézio, realizadas pelas talentosas artistas da mostra Salve Todas. Estes números aéreos irão abordar temas como equidade de gênero, respeito, liberdade e representatividade feminina, oferecendo ao público momentos de beleza, força e inspiração. 

O evento contará com mais de 30 artistas e alunas.  Após a apresentação, haverá uma oficina livre de circo para iniciantes, permitindo que o público presente experimente os aparelhos circenses e sinta na pele a emoção e a magia do mundo acrobático.

Lira & Frida. Foto/Divulgação

No dia 07 de julho, a partir das 17h, o Arte na Rua desembarca na Praça Vila dos Pescadores, na Praia de Itaipu, com a apresentação de Lira & Frida. O artista é conhecido em Niterói pelo seu repertório eclético e originalidade nas versões apresentadas, juntamente com a violinista Frida Maurine desenvolveu um encontro entre o clássico e o contemporâneo. Do Blues ao baião é um show que faz a ligação de nomes como Robert Jhonson e Luiz Gonzaga, Alceu Valença e Stevie Ray Vaughan em execuções com timbragens únicas.

Forrozada Elias Rosa. Foto/Divulgação

Fechando o domingo, 07 de julho, a rua Martins Torres recebe às 19 horas, Ray Torres, com o seu show que vai do forrá, ao MPB e pagode. Às 20h30 é a vez da Forrózada Elias Rosa e Trio animar a galera com um repertório que homenageia os compositores brasileiros:  Jackson do pandeiro Alceu Valença Jackson do Pandeiro, Jacinto Sinlva Jacinto limeira João do Valle, Bezerra da Silva, Dominguinhos, Geraldo Azevedo entre outros. Têm coco, baião, xote, xaxado com enfoque na música afro indígena nordestina.

 

O Projeto

Composto por diversas atrações semanais gratuitas, o Arte na Rua é um circuito das artes que percorre ruas, praças e outros espaços públicos de Niterói, afirmando o potencial criativo da cidade e valorizando a ocupação dos territórios públicos, partindo do princípio que as ruas são livres para as manifestações artísticas: arte pública, urbana, livre, popular e democrática, conforme determinam as Leis Municipais 3017/13 e 3057/13.

Parte do compromisso da FAN de transformar nossa cidade, na Cidade da Cultura, o Arte na Rua prioriza artistas niteroienses, sabendo da importância de fomentar e auxiliar na distribuição da produção local, mas reconhece o valor de promover apresentações de artistas de outras cidades, promovendo intercâmbio cultural. O projeto já é uma referência para a democratização da cultura em Niterói e, em 10 anos de atuação, passou por diversos bairros da cidade, percorrendo e consolidando diversos pontos de convivência da cidade. Foram contempladas mais de 1.000 apresentações, distribuídas entre variadas linguagens.

Programação

Atração: Poesias Cantadas: Letras E Sons Que Se Falam
Local: 
Icaraí

Endereço: Rua Ator Paulo Gustavo com Rua Pereira da Silva
Data: 
02/07
Horário: 
18 horas

Atração: Trio de Couro e Cordas
Local: 
Icaraí

Endereço: Rua Ator Paulo Gustavo com Rua Belisario Augusto
Data: 
03/07
Horário: 
18 horas

Atração: Ronaldo Costa
Local: 
Praça Das Águas

Endereço: R. Gen. Rondon, 279 – São Francisco, Niterói – RJ, 24360-100
Data: 
05/07
Horário: 
11:30 horas

Atração: STREET DUST
Local: 
Praça Dom Orione

Endereço: R. Gen. Rondon, 279 – São Francisco, Niterói – RJ, 24360-100
Data: 
06/07
Horário: 
18 horas

Atração: Fantástico Mundo Voador

Local: Praça Getúlio Vargas

Endereço: Em frente à praia de Icaraí

Data: 7 de julho

Horário: 10h da manhã

Atração: Lira & Frida

Local: Praça Vila dos Pescadores, Praia de  Itaipu

Data: 07 de julho

Horário: 17h

Atração: Ray Torres
Local: 
Rua Martins Torres, 474

Endereço: Rua Martins Torres, 474 – Santa Rosa – Niterói – RJ
Data: 
07/07
Horário: 
19 horas

Atração: Forrózada Elias Rosa e Trio
Local: 
Rua Martins Torres, 474

Endereço: Rua Martins Torres, 474 – Santa Rosa – Niterói – RJ
Data: 
07/07
Horário: 
20:30 horas

 

Roda de Conversa sobre Arte e Meio Ambiente” na Sala Carlos Couto

Em tempos em que o aquecimento global se apresenta como uma das respostas ao comportamento humano predador, marcado pelo desrespeito aos direitos naturais, o Coletivo Plural e a Sala Carlos Couto convidam para uma roda de conversa, no dia 02 de julho, às 18h, onde a arte contemporânea, decolonial e polifônica apresenta-se como um potente instrumento de sensibilização para o tema em questão.

Num diálogo amplo e diverso que se apresenta como arte palpável aos diferentes públicos e visitantes, a arte contemporânea inserida no espectro do tema ambiental poderia se traduzir em experiência reflexiva sobre nossa conduta em relação ao meio ambiente e ao bem-estar de todos os seres que convivem em nossa cidade, no país e no planeta? Essa é uma das muitas questões que a roda de conversa se propõe a pensar.

A Roda de Conversa acontecerá com Luciane Conrado Doutora em História da Arte, Diretora de Produção, Jornalista, Atriz e Cientista Social e Duda Oliveira Advogada Ambiental, Artista Visual, Socióloga Política, Pós Graduada em História da Arte e da Arquitetura no Brasil, mestranda em Ciências da Sustentabilidade.

SERVIÇO:

Roda de Conversa sobre Arte e Meio Ambiente

Data: 02 de julho

Horário: 18h

ENTRADA GRATUITA

Local: Sala Carlos Couto – Anexa ao Theatro Municipal de Niterói

Endereço: Rua XV de Novembro, 35, Centro, Niterói

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *