Coletores serão distribuidos em escolas e lojas da concessionária

Foto: Divulgação

Águas do Rio incentiva a sustentabilidade em escolas de São Gonçalo, Itaboraí e Tanguá, e população poderá trocar material descartado por detergente

 

Óleo de cozinha jogado na pia, ralo ou vaso sanitário nunca mais! Esse é o pedido, em tom de alerta, que a Águas do Rio faz com o programa “De Olho no Óleo”. Colocada em prática na capital e Baixada Fluminense, a iniciativa foi lançada no Leste Fluminense neste Mês do Meio Ambiente para conscientizar sobre os riscos dessa prática e a importância do descarte adequado em residências e comércios. Para isso, a concessionária está distribuindo coletores em colégios de São Gonçalo, Itaboraí e Tanguá, e lojas da companhia também receberão o material. O intuito é estimular a comunidade estudantil e a população numa ação sustentável que pretende mobilizar mais de três mil estudantes.

“Ao descartar o óleo indevidamente, ele se junta a outros resíduos e vira um bloco sólido capaz de entupir as redes coletoras. Com esse bloqueio, o esgoto não flui da forma devida, podendo retornar para o próprio imóvel ou extravasar em vias públicas causando mal cheiro. Além do transtorno ambiental, o esgoto não tratado causa doenças e atrai insetos, ratos e outros animais”, explicou Malcom Bispo, gerente de Operações da Águas do Rio.

A campanha vai até novembro e estimula a população a juntar dois litros de óleo de cozinha usado e trocar por um frasco de detergente nos pontos de coleta. Todo material arrecadado será transportado para uma cooperativa, devidamente licenciada, que faz a destinação correta, transformando-o em biocombustível ou sabão.

“Todos podem fazer a sua parte. E, para isso, é preciso armazenar o óleo de cozinha usado em uma garrafa PET e depois depositá-la em um dos coletores nas escolas ou em lojas de atendimento da empresa (veja endereços abaixo)”, afirma Susana Lima, analista de Responsabilidade Social da companhia.

Foto: Divulgação

Palestras em escolas públicas

Além da distribuição de coletores, funcionários da empresa vão dar palestras em escolas da rede pública para promover um comportamento ambientalmente correto.

A apresentação do “De Olho no Óleo” para os primeiros alunos aconteceu neste mês na Escola Municipal Professora Dearina Silva Machado, em Tanguá, onde alunos do 5º ao 9º ano assistiram à esquete “De Olho na Oleosa”, que aborda o tema de forma lúdica. Hoje é a vez de Itaboraí, onde estudantes da Escola Municipal Antônio Alves Vianna conhecerão a iniciativa.

O programa já foi implantado pela concessionária no Rio, Belford Roxo, Duque de Caxias, Mesquita, Nova Iguaçu e Queimados.

Foto: Divulgação

Coleta em lojas das Águas do Rio no Leste Fluminense:

De segunda a sexta-feira, das 8h às 17h.

São Gonçalo

Av. Pres. Kennedy, 311 (2º piso) – Centro.

Alcântara

Estrada Raul Veiga, 351, Loja 21.

Itaboraí

Rua São João, 42 – Centro.

Tanguá

Rua Vereador Manoel Macedo, 300, Loja 4 – Centro.

Maricá

Rua Barão de Inoã, 287 – Centro.

Saquarema

Rua 96, n° 585 – Jaconé.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *