Nesta segunda-feira (11), ocorreu a formatura de mais uma turma de mulheres empreendedoras do projeto Lidera Mulher, no Icbeu, localizado no centro da cidade. Desta vez, cerca de 28 mulheres participaram do curso, que tem como objetivo capacitar e investir no sonho das empreendedoras gonçalenses do ramo da moda, beleza, gastronomia e artesanato. A iniciativa é fruto da parceria da Secretaria Municipal de Políticas Públicas para o Idoso, Mulher e Pessoa com Deficiência (Semimd) junto com a Secretaria de Desenvolvimento Econômico, e finalizou a sexta turma do projeto. “Concluir a sexta turma deste projeto é orgulho tanto para nós quanto para todo município gonçalense. Essa iniciativa é importante porque conseguimos capacitar mulheres e empoderá-las perante a sociedade. O projeto foi elaborado a partir de um curso encaminhado pela gestão e que deu certo, com cada vez mais mulheres atendidas, que estão se qualificando e se empoderando na busca de suas realizações pessoais e profissionais, além da garantia de direitos. Tudo isso é maravilhoso e uma grande conquista. Várias ações estão sendo pensadas para um avanço do projeto do Lidera Mulher em 2020”, declara Marta Maria Figueiredo, secretária da Semimd. Durante a cerimônia, além da entrega de certificados, houve o depoimento de alunas e de toda a equipe responsável pelo projeto, onde juntos incentivaram as mulheres a acreditarem em si mesmas e lutarem por suas carreiras no empreendedorismo. Além de homenagens aos representantes do projeto. A idealizadora e gestora do projeto, Paola Souza, afirma que o curso foi pensado para que através da liderança econômica essas mulheres liderem as suas próprias vidas, e o resultado tem sido cada vez mais positivo. “É com muita alegria e satisfação que formamos a nossa sexta turma. As pessoas que nos procuram já têm uma veia empreendedora e uma história de vida pessoal. É gratificante ver a trajetória dessas mulheres tomando formas cada vez mais concretas. O lidera veio para empoderar as mulheres que desejarem o seu crescimento profissional e emocional. O principal é que nós entendemos que a rede Lidera Mulher não nasceu para ficar presa em si, incentivamos para que formem coletivos e se organizem para novas ações. Estamos observando que elas estão fazendo espaços colaborativos, uma ajudando a outra, trazendo apenas resultados positivos. O Lidera Mulher é uma vitrine para o trabalho de cada uma, pois elas não devem parar por aqui, já que isso é só uma etapa e o grande caminho vem depois”, explica.
O projeto existe há um ano e já capacitou mais de 150 empreendedoras dos eixos de artesanato, beleza, gastronomia e moda. Com uma equipe técnica formada por psicólogas e assistentes sociais, o Lidera Mulher tem como objetivo consolidar formalmente muitos negócios chefiados por quem, em muitos casos, é responsável por grande parte da renda familiar: as mulheres. Rosicleide Moraes foi uma das participantes da sexta turma e conta como a experiência vai contribuir para sua vida pessoal e profissional. A moradora do Marambaia, de 41 anos, já trabalhou de diversas formas, muitas vezes deixando sua família para conseguir sustentar a casa.
Há anos realizava trabalhos de artesanato para pessoas próximas, até que neste ano decidiu largar o trabalho e investir na carreira empreendedora e criou sua empresa “Cleide Artbiscuit”. “Eu sempre trabalhei muito para ajudar minha família, mesmo que não trabalhasse diretamente com artesanato, eu sempre fiz uma coisa ou outra quando tinham festas, ou para dar presentes, mas nunca foquei muito nessa área. Com toda a crise, eu percebi que o mercado empreendedor era oportunidade boa de lucrar, então decidi nesse ano focar apenas nos meus trabalhos manuais de biscuit, quando uma amiga me falou do projeto Lidera Mulher. Participar dele foi uma das melhores decisões da minha vida e com certeza o que aprendi aqui vai trazer um retorno enorme. Teve momentos que as dívidas foram tantas que apenas graças a amigas que conquistei aqui que consegui continuar o curso. E hoje me considero vitoriosa por essa realização, agradeço a toda a equipe do Lidera Mulher e os parceiros por isso”, informa. Nesta edição, o projeto, que teve duração de cerca de 3 meses, contou com a parceria, além do Icbeu e do Partage Shopping, também da Focus e da Querer Consultoria, ambas empresas de consultoria e assessoria que ministraram as oficinas sobre empreendedorismo, precificação, marketing, marketing pessoal e em mídias sociais e microempreendedor individual (MEI). A próxima turma do Lidera está prevista para começar no próximo ano e as inscrições poderão ser feitas em breve. Para participar é necessário que a interessada já possua uma experiência no ramo empreendedor, pois é um curso de capacitação.