EJA-03

Foto/Divulgaçã: Ellan Lustosa

Os interessados na EJA deverão acessar o site www.matriculafacil.rj.gov.br
Se liga, pessoal! Vai começar o período de inscrição para os alunos na modalidade Educação de Jovens e Adultos (EJA), uma oportunidade especial para quem não conseguiu concluir seus estudos e busca mais oportunidades no mercado de trabalho. A renovação da matrícula dos estudantes da rede estadual vai de 24 a 28 de junho, enquanto a inscrição para novos alunos começará no dia 15 de julho. Para se inscrever, os interessados devem acessar o site www.matriculafacil.rj.gov.br.
EJA é uma modalidade da Educação Básica com identidade própria, pautada pelas funções reparadora, equalizadora e qualificadora, que visam a garantir uma oferta de qualidade aos estudos para todos os que tenham interesse em ingressar nessa modalidade, tanto aqueles que não tiveram acesso à escola como os que abandonaram os estudos pelas mais diversas razões.
— A escola é o portal da transformação. Essa é uma oportunidade para promover mudanças significativas e proporcionar uma aprendizagem mais consolidada para todos. Esse modelo promove o desenvolvimento em todas as suas dimensões: intelectual, física, emocional, social e cultural. É muito importante termos cidadãos formados para executarem projetos que proporcionem qualidade de vida e, consequentemente, fortaleçam a economia e aumentem as possibilidades de atuação no mercado de trabalho. A educação proporciona muito mais do que apenas o aprendizado de conteúdos — afirma a secretária de Estado de Educação, Roberta Barreto.
A Educação de Jovens e Adultos é de suma importância para a promoção da igualdade de oportunidades. Na EJA, cada módulo tem a duração de seis meses, com total de quatro módulos (2 anos). Dessa forma, o estudante consegue alcançar o certificado no tempo menor exigido no estudo convencional.
 — A aprendizagem muda as pessoas. Estou no colégio porque tenho um objetivo: Quero ser cada vez melhor e ajudar os outros. A minha maior realização é poder dar orgulho para minha família e para meus filhos. Agradeço aos meus professores e a todos que estão comigo nesta jornada. Eu não acreditava em mim, mas agora estou acreditando — disse Andréia de Souza Sobral, de 50 anos, que, no fim do ano passado, concluiu seus estudos no Ciep 223 Olympio Marques dos Santos, de Santíssimo, e agora sonha em fazer faculdade de artes plásticas, um dom que ela descobriu nas aulas da EJA.
Foto/Divulgação: Ellan Lustosa
A modalidade EJA é muito importante para incentivar os jovens, adultos e idosos que deixaram de frequentar a escola a voltarem a estudar. Cursar o Ensino Médio e Fundamental é um modo de abraçar as oportunidades que vão surgir no futuro. Isso porque vários conhecimentos se abrem, o que desperta novas paixões, desejos e interesses. Uma das funções da EJA é preparar o jovem para o mercado de trabalho, já que essas pessoas têm oportunidades maiores de conseguir um emprego.
— É fundamental essa troca de experiências, algo muito legal que vamos levar para toda vida. Fico feliz em poder aprender na minha escola, a cada dia, a reconstruir este mundo – comentou Rodriel Real Martins, de 27 anos, aluno do Módulo I da EJA do Colégio Estadual Castelnuovo, no Arpoador, Zona Sul do Rio.
Para se matricular na EJA presencial, o candidato deve possuir ao menos 15 anos de idade para os anos finais do Ensino Fundamental (6º ao 9º ano) e 18 para o Ensino Médio. Assim, a modalidade é destinada àqueles que não tiveram a chance de frequentar a escola na idade certa, possibilitando que retomem seus estudos.
A inscrição é feita, exclusivamente, de forma on-line, através do site www.matriculafacil.rj.gov.br. O candidato ou responsável poderá escolher a unidade escolar que deseja, e a alocação será feita por ordem de conclusão da inscrição, de acordo com a disponibilidade de vagas. Após a conclusão da pré-matrícula, o candidato terá sua vaga reservada e receberá a convocação no e-mail informado. Ele, então, deverá comparecer à unidade em até dois dias úteis para confirmar a matrícula, ou perderá a reserva da vaga.
Fonte: Seeduc-RJ

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *