O septeto vocal vai relembrar grandes momentos da sua trajetória com canções que passam pelo choro, samba, MPB e sucessos internacionais
Em 2012, os músicos cariocas Augusto Ordine e Maíra Martins criaram um projeto inusitado: um septeto vocal e percussivo, que utilizaria a voz como instrumento principal e a percussão como apoio. Desde então, o Ordinarius ganhou o mundo: foram 8 discos, shows em mais de 60 cidades no Brasil e em 50 pelo mundo – incluindo 10 nos Estados Unidos e mais de 20 no Japão -, além de uma quantidade infinita de vídeos e conteúdos para as redes sociais. Comemorando 15 anos de trajetória, o Ordinarius apresentará o show inédito “Ordinarius 15 anos”, dia 14 de junho, sexta-feira, às 20h, no Theatro Municipal de Niterói.
No repertório, que passa pelo choro, samba, MPB e até por sucessos internacionais, um passeio musical por algumas das músicas mais importantes da caminhada do Ordinarius, como “Baião de Quatro Toques” (José Miguel Wisnik/Luís Tatit), “André de Sapato Novo” (André Correa), “Ladeira da Preguiça” (Gilberto Gil) e “Chá de Panela” (Guinga/Aldir Blanc).
O Ordinarius é formado por Augusto Ordine, Maíra Martins, Fabiano Salek, Matias Correa, Beatriz Coimbra e Antonia Medeiros nas vozes e por Mateus Xavier na percussão.
Com arranjos de Augusto Ordine, figurinos de Dani Vidal e concepção cênica do próprio grupo, “Ordinarius 15 anos” é uma amostra do melhor que eles já mostraram nos palcos e na internet ao longo dos anos, sendo uma oportunidade perfeita para os fãs verem ao vivo suas músicas preferidas e para aqueles que não conhecem o trabalho do septeto se apaixonarem pela singularidade do projeto.
“Na escolha de repertório, optamos por músicas que são sempre pedidas nos shows e nas nossas redes. Escolhemos ao menos uma música de cada um dos oito álbuns e ainda arranjamos um espacinho para mostrar músicas recém-lançadas, que farão parte do álbum autoral que sai em breve. Afinal, estamos com 15 anos de estrada, mas ainda contando! Passado, presente e futuro estão representados nas nossas escolhas”, diz Maíra Martins.
15 anos de muitos sucessos e amor à música
Em sua trajetória, o Ordinarius já lançou discos homenageando grandes nomes da música brasileira, como Carmen Miranda, Aldir Blanc, Pixinguinha, além de movimentos como a bossa nova e compositoras mulheres. Na pandemia, eles também se reorganizaram e criaram um financiamento coletivo permanente, que segue até hoje, para que os fãs possam fomentar e acompanhar de perto o trabalho do grupo.
Para Maíra, comemorar 15 anos é uma batalha árdua e manter um grupo vocal no Brasil é um desafio. E dos grandes. Muitas vezes, o interesse pela música do Ordinarius acaba sendo maior até mesmo fora do Brasil. A agenda de shows em cidades no exterior, por exemplo, às vezes é mais cheia do que aqui.
“É difícil esta decisão de nos dedicar a um repertório que não é mais tão valorizado, especialmente pelas novas gerações que não conheceram a incrível música que é feita no Brasil, mas que não é tão comercial, apesar de já ter tocado nas rádios décadas atrás. No entanto, a longevidade do Ordinarius se deve a esta luta diária a qual nos dedicamos com muito amor à Música Popular Brasileira em suas diversas formas e momentos e também pelo fato de estarmos sempre nos reinventando”, revela Maíra.
O Ordinarius também já recebeu diversos prêmios, como o Prêmio Profissionais da Música na categoria Grupo Vocal por duas vezes, já fez uma versão com arranjos vocais para a abertura do “Fantástico” e já se apresentou em importantes festivais mundo afora como o Leipzig A Cappella, na Alemanha; o Alfredo de Saint Malo, no Panamá; e o World Choral Expo, em Lisboa. O septeto também prepara um álbum autoral. O primeiro single do disco, “Quase Simples”, já está disponível nas plataformas. Outros singles autorais também já estão disponíveis para ouvir.
“Nossa expectativa para a apresentação está alta pois amamos o público de Niterói, que sempre nos recebe muito bem, e é sempre uma honra estar em um Theatro (com th) tão lindo e cheio de história como é o Theatro Municipal de Niterói. Uma alegria poder voltar e comemorar em grande estilo nossos 15 anos de existência”, conclui Maíra.
FICHA TÉCNICA:
Ordinarius: Augusto Ordine, Maíra Martins, Mateus Xavier, Fabiano Salek, Matias Correa, Beatriz Coimbra e Antonia Medeiros
Direção musical e arranjos: Augusto Ordine
Coordenação geral: Maíra Martins
Figurinos: Dani Vidal
Produção: Alexandre Ramos
Fotos: Valéria Martins
Assessoria de imprensa: Prisma Colab
SIGA O ORDINARIUS:
Site oficial: https://www.ordinarius.com.br/
Spotify: https://open.spotify.com/
YouTube: https://www.youtube.com/
Instagram: https://www.instagram.com/
Facebook: https://www.facebook.com/
SERVIÇO-SHOW:
Ordinarius 15 anos
Data: 14 de junho de 2024, sexta-feira
Horário: 20h
Local: Theatro Municipal de Niterói
Ingressos: R$30 (meia) e R$60 (inteira)
Antecipados: https://bileto.sympla.com.br/
Livre. 80 minutos.
Fonte:Mario Camelo