unnamed

Alunos do Projeto Ilha dos Cientistas no laboratório. Foto/Divulgação

Ações voltadas para o Dia Mundial do Meio Ambiente, Dia Mundial dos Oceanos e parceria com o Ecoarte marcam o Itacoatiara Pro, evento que acontece em junho, em Niterói

Entre os dias 01 e 16 de junho, acontece o Itacoatiara World Pro Festival, o maior festival de esportes ao livre do Brasil, em Niterói, no Rio de Janeiro. Chegando a sua 12º edição em 2024, o evento, além de trazer muito esporte com campeonatos nacionais e internacionais, arte e música, também será marcado por ações ambientais para celebrar o Dia Mundial do Meio Ambiente, Dia Mundial dos Oceanos e a parceria com a iniciativa Ecoarte. 

No dia 05 de junho, comemorando o Dia Mundial do Meio Ambiente, o evento contará com o Projeto Primeira Onda, que tem como objetivo apresentar o Bodyboard para os alunos das escolas municipais de Niterói, proporcionando a oportunidade deles surfarem a sua primeira onda, agregando à experiência conhecimentos relacionados à geografia e a biologia. Além disso, a data também irá contar com o Projeto Adote uma muda – doação de mudas nativas da mata atlântica para os interessados -, e também uma caminhada ecológica com destino ao Costão guiadas pelos guardas do PESET (Parque Estadual da Serra da Tiririca). 

Já no dia 08 de junho, celebrando o Dia Mundial do Oceano, o Itacoatiara Pro irá trazer o Projeto Ilha dos Cientistas, um projeto socioambiental que proporciona aos estudantes da rede pública a oportunidade de realizar práticas de coleta e análise de dados científicos. Durante as atividades, que acontecem na praia, os estudantes são convidados a investigar a presença de contaminantes ambientais, tais como: microplásticos, esgoto e metais pesados. A iniciativa é vencedora do Prêmio Paulo Freire, promovido pela Alerj. No mesmo dia, o evento fará um mutirão de coleta de lixo na praia.

Nos dois dias, a Resex (Reserva extrativista de Itaipu) e o Peset, órgãos ligados ao INEA (Instituto Estadual do Ambiente) irão expor ações em workshops realizados dentro das unidades de conservação e expor animais encontrados para crianças da rede municipal de ensino de Niterói.

Além disso, o Itacoatiara Pro se unirá ao Ecoarte, que além de se unirem no festival, se complementam em apoio a valorização da cultura e do meio ambiente. Os atletas do Itacoatiara Pro terão a oportunidade de conhecer o Centro de Visitantes do Caminho Darwin, localizado no Engenho do Mato, e realizarão uma ação envolvendo plantio de mudas de vegetação nativa da Mata Atlântica, em uma área próxima ao evento. Além disso, a sinergia também levará arte, como ferramenta de ensino, para atletas e crianças no festival. 

“Desde que o Itacoatiara se propôs a se enquadrar como um festival, as ações de cunho socioambiental foram nossa prioridade. Isso surgiu com projetos relacionados a esporte, cultura e, agora, encontramos esse super parceiro, que é a Ecoarte, que vai trazer um pouco de arte, propriamente dita às nossas ações. Então, é lindo a gente poder educar as crianças com arte, teatro, experiências sensoriais. Isso também, não só para as crianças, mas poder mostrar às pessoas que vem de fora país, como a nossa cidade está engajada nas questões ambientais. É incrível a gente poder ter essa parceria com o Ecoarte. Estou muito feliz de termos encontrado esse viés artístico para poder educar”, conta Giuliano Lara, fundador do Itacoatiara Pro.

Fonte: Melina Tavares Comunicação – Itacoatiara Pro, Renan Gabriel, Mateus Bezerra,  Júlia Prado e Egberto Jared

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *