Crianças e adolescentes de 10 a 14 anos podem tomar o imunizante
Crianças e adolescentes de 10 a 14 anos começaram a ser vacinados, nesta terça-feira (21), contra a dengue. A Secretaria de Saúde e Defesa Civil da Prefeitura de São Gonçalo aplica o imunizante nos cinco polos sanitários da cidade de segunda a sexta, das 8h às 17h.
A trader Aline Oliveira, de 42 anos, não deixou para depois e levou o filho João Oliveira, 10, logo no primeiro dia ao Polo Sanitário Washington Luiz, no Zé Garoto. “É questão de prevenção. A gente tem os cuidados em casa, usa repelente, mas nada se compara à proteção que a vacina traz. Ela dá uma proteção extra, que é fundamental. A gente não deixa de vacinar de jeito nenhum. Toda vacina disponível, eu estou aqui aplicando nas crianças”, disse Aline.
A vacina contra a dengue foi incorporada ao Sistema Único de Saúde (SUS) pelo Programa Nacional de Imunizações (PNI) em fevereiro deste ano. A vacina tem perfil de segurança para utilização no grupo adolescente, tendo sido autorizada pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), recomendada pelo Ministério da Saúde e protege contra quatro tipos de vírus da dengue (Denv-1, Denv-2, Denv-3 e Denv-4).
Alcineia Brandão de Almeida, dona de casa, também levou a filha Rafaela Brandão da Cruz, de 11 anos, para tomar a vacina contra a dengue no Polo Sanitário Hélio Cruz, em Alcântara. “Sabemos da importância das vacinas para a prevenção das doenças. Se está disponível, é porque tem que tomar. Não deixo nada para depois. Já que tem que vacinar, é melhor ir logo”, explicou Alcineia.
O imunizante é aplicado em duas doses com intervalo de três meses entre a primeira e a segunda dose. A vacina contra a dengue não pode ser aplicada, simultaneamente, com nenhum outro imunizante. E, se o adolescente teve dengue, é recomendado aguardar seis meses para o início do esquema vacinal, de acordo com o Programa Nacional de Imunização (PNI).
Não podem tomar a vacina contra a dengue quem tem alergia grave a um dos componentes, imunocomprometidos e gestantes. Para tomar a vacina, o gonçalense deve levar caderneta de vacinação, cartão do SUS e CPF.
Polos Sanitários:
● Polo Sanitário Washington Luiz Lopes, Zé Garoto
● Polo Sanitário Hélio Cruz, Alcântara
● Polo Sanitário Jorge Teixeira de Lima, Jardim Catarina
● Polo Sanitário Paulo Marques Rangel, Portão do Rosa
● Polo Sanitário Dr° Augusto Sena, Rio do Ouro