Com uma expressiva presença do trade turístico da cidade, aconteceu no Caminho Niemeyer, o “Workshop Embratur em Niterói – Experiências Turísticas, Inovação e a Competitividade Internacional”, que marca a primeira ação da Embratur (Agência Brasileira de Promoção Internacional de Turismo) no município, após assinatura do Protocolo de Cooperação entre a Prefeitura de Niterói, através da Neltur – Niterói Empresa de Lazer e Turismo – e A entidade do Governo Federal.
Mais de 100 profissionais participaram da capacitação, trocando ideias, expondo suas atuações em prol do turismo em Niterói e, o principal, debateram, conheceram métodos, pesquisas, forma de atuação e abrangência do trabalho da Embratur e da UFF, resultando numa troca de experiências enriquecedora para o turismo da cidade como um todo.
As palestras foram proferidas por Mateus José Alves – Assessor de Experiências e Competitividade Internacional da Embratur e Edvaldo Reis – Gerente de Inovações da Embratur -, e Osiris Marques – Prof. Dr. da Universidade Federal Fluminense – UFF,
André Bento, Presidente da Neltur, ao abrir o workshop, agradeceu ao Presidente da Embratur, Marcelo Freixo, e destacou o prefeito Axel Grael e o ex-prefeito Rodrigo Neves pelo que já fizeram e continuam atuando na consolidação e inserção de Niterói no cenário dos destinos turísticos internacionais, através da parceria com a Embratur.
André ressaltou que o Workshop é apenas o primeiro dos grandes eventos importantes que ocorrerão nessa parceria da Neltur e Embratur. “Este auditório lotado mostra que temos muita gente interessada em elevar o nome de Niterói ainda mais entre os destinos turísticos mundo afora e, para isso vieram se aprimorar, participando das abordagens, discussões, expondo também suas formas e áreas de ações na cidade”, disse Bento.
Para André, a parceria de cooperação técnica com a Embratur é fundamental para mostrar o potencial turístico de Niterói para o mundo. “Nossa presença internacional está se desenhando e se consolidando também através da participação em feiras internacionais, como recentemente, na ITB Berlim e BTL Lisboa, onde estivemos presentes e, isso proporciona a ampliação da divulgação de Niterói no mundo”, ressaltou.
André destacou a necessidade de ampliar cada vez mais as ações para trazer o turista internacional para Niterói. “O Rio é a grande porta de entrada do turismo nacional, mas Niterói precisa se afirmar com seu potencial como destino turístico. Para isso, temos que investir na ponta para que o turista venha direto para Niterói , com suas belezas naturais inigualáveis, muita história através de seus monumentos arquitetônicos, além de uma vida cultural intensa”, afirmou Bento e, com o Ecoturismo se consolidando cada vez mais na cidade, destacou.